Baixar
Tocar
A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgou um boletim Infogrip com alerta para o crescimento no número de hospitalizações em decorrência de casos mais graves da gripe, principalmente em crianças pequenas.
A Bahia está entre os 11 estados das 27 unidades federativas dentro dessa tendência.
Tatiana Portela, pesquisadora da Fiocruz, contou que apesar da Bahia estar em destaque, todo país costuma ter mais casos registrados de vírus durante o outono e o inverno. Sobre o maior índice de hospitalizações de crianças em decorrência da gripe, Tatiana Portela explica que esse é o grupo mais suscetível a casos mais graves da doença.
“As crianças têm um sistema imunológico mais frágil, elas são muito suscetíveis ao VSR. Elas tem uma chance maior de desenvolver quadros mais graves. E outro grupo também importante que ele hospitaliza menos, geralmente a incidência é menor, são os idosos. Mas a mortalidade deles geralmente é maior. Eles são mais suscetíveis a vir a óbito.”
A infectologista do Hospital Aliança Nanci Silva explica que a síndrome respiratória aguda grave pode ser desencadeada por várias causas como infecção que pode ser viral bacteriana ou fúngica. Contudo quando se fala no aumento de casos da síndrome respiratória aguda grave a preocupação, segundo a médica, são as doenças virais
“Tanto o vírus sars cov 2, quanto o vírus influenza é uma questão do momento. O vírus influenza determina gripe. Gripe que pode ser uma doença grave. Então você observa que neste momento o governo tem determinado a vacinação prioritária para alguns grupos: maiores de seis meses até 6 anos de idade, pessoas idosas, profissionais de saúde. Obviamente que a pessoa que pode pagar, ter acesso a vacinação, todo mundo é recomendado a vacinação. O vírus influenza é uma doença prevenível porque tem a vacina e ela tem um potencial de gravidade principalmente nas pessoas idosas, nas pessoas com comorbidade. Um processo viral pode tornar a pessoa vulnerável a infecções bacterianas. Então consequentemente isso aumenta o risco de infecções graves no paciente se internar e risco até UTI.”
Nanci Silva destaca que doenças prevenidas com possibilidade de vacinação exigem da população um pacto de comunidade para que todos busquem se imunizar e evitar sua proliferação.
O governo tanto federal, quanto estadual, quanto municipal tem chamado a população para vacina é a maior ferramenta que nós temos para prevenção de doenças.
O nosso país tem um programa de imunização que é realmente fascinante então consequentemente é prudente e recomendável que as pessoas atualizem seu cartão vacinal.

Saúde Incidência da doença cresce no outono e no inverno Salvador 14/04/2025 – 13:17 Rádio Educadora da Bahia Bruna Ferraz – Rádio Educadora da Bahia Fiocruz Infogripe Influenza segunda-feira, 14 Abril, 2025 – 13:17 3:08