A jovem Sarah Raissa Pereira, de 8 anos, morreu após participar do “desafio do desodorante”, que começou a circular nas redes sociais. A criança teve uma parada cardiorrespiratória na última quinta-feira (10) após inalar o gás de um desodorante aerossol.
De acordo com o pediatra, Doutor Paulo Telles, o risco de aspirar esse gás são as substâncias que vem dentro do produto. A inalação pode causar sérios danos, e em alguns casos, como o de Sarah, levar até a morte.
“Você tem, por exemplo, o álcool, que pode ser um irritante das vias respiratórias e que causa um broncoespasmo, como se fosse uma crise de asma, faz um fechamento dos brônquios e pode levar a diminuição do oxigênio e parada cardíaca”, disse o doutor à CNN.
Além disso, Paulo também explica que alguns desodorantes podem conter gases tipo butano, isobutano ou propano, os quais são de alta toxicidade e podem causar um processo de asfixia.
“E você tem alguns que têm o ácido clorídrico, que aí sim pode causar uma reação alérgica importante, pode causar arritmia cardíaca, mudança do ritmo cardíaco e levar a uma parada cardíaca” acrescentou Paulo.
Por fim, o doutor Paulo diz que depende do tipo de substância do desodorante ou da reação de cada pessoa, entretanto para crianças, as quantidades pequenas dessas tais substâncias podem levar à morte.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista explica por que inalar desodorante pode ser fatal no site CNN Brasil.