Encontro em Santarém marca início do programa de Aceleração do Floresta +Amazônia com negócios selecionados


A partir de agora, os 12 negócios selecionados vão receber mentorias, capacitações especializadas, acesso a mercados e construção de redes estratégicas. Encontro presencial do programa de Aceleração do Floresta +Amazônia com negócios selecionados
Divulgação
O município de Santarém, no Oeste do Pará, recebeu nesta segunda-feira (14) o primeiro encontro presencial dos 12 negócios selecionados pelo programa de Aceleração do Projeto Floresta+ Amazônia na modalidade Inovação. O evento realizado na Unidade Tapajós da Ufopa, reuniu empreendedores comunitários, pequenas empresas e startups de bioeconomia, além de lideranças locais e representantes de instituições parceiras.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O encontro marcou oficialmente o início das atividades presenciais do programa, que tem como objetivo fortalecer negócios sustentáveis na Região Amazônica por meio de mentorias, capacitações especializadas, acesso a mercados e construção de redes estratégicas.
Os negócios selecionados são oriundos de Santarém e municípios da região e se dedicam a áreas como turismo de base comunitária, resgate do artesanato ancestral do Tapajós, cultivo e uso de recursos naturais locais, tecnologia, entre outros, que têm como característica comum a valorização de produtos e modos de vida locais.
O Programa, parte da Modalidade Inovação do Floresta+ Amazônia, oferece duas frentes de atuação: a Aceleração, focada em startups e negócios mais avançados da bioeconomia, que buscam expandir suas operações e impacto socioambiental, e a Incubação, voltada para apoiar pequenos negócios e iniciativas comunitárias em fase inicial ou consolidação. A primeira área selecionou negócios em Santarém, enquanto a Incubação selecionou negócios em Altamira, também no Pará.
Representantes de negócios selecionados pelo programa de Aceleração durante encontro na Ufopa, em Santarém
Divulgação
Segundo o assessor técnico do Projeto Floresta+ Amazônia, Giuliano Guimarães, os programas de Incubação e Aceleração do Projeto Floresta+ Amazônia são iniciativas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, fortalecendo as comunidades e empreendedores locais e impulsionando a bioeconomia com responsabilidade socioambiental.
Durante o evento presencial, foram apresentados detalhes sobre as ações previstas, haverá interação direta com mentores e especialistas da equipe técnica da Semente Negócios, que é executora das atividades, e demais parceiros, além de espaço dedicado ao networking entre os participantes.
O Programa Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado pelo Fundo Verde para o Clima (GCF).
Conheça os negócios selecionados na região de Santarém:
Amazonizar-se – dedicado à área do turismo
Muriki Experiências – dedicado à área do turismo
Artes Vitor Matos – artesão de valorização da arte tapajônica
Bionama – cultivo e processamento de produtos naturais da região
Samauma Óleos Vegetais da Amazônia – uso de plantas nativas da região
Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta – dedicado à área do turismo
Mahá Biocosméticos – biocosmésticos veganos
Soul da Mata – Prospecção de superalimentos da floresta
Cuia Nanofilter – Start up de nanotecnologia para purificação de água
Trançados do Arapiuns – Atua no segmento do artesanato regional
Dunas Autênticos – Mixes alimentares e cosméticos
Alter do Chão Wine – Produção de vinho com insumos da Amazônia
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.