Richards e Blevins repetem vitórias e vencem nas duas etapas do XCC em Araxá


Ciclista britânica, campeã do mundo da modalidade, e o norte-americano foram os destaques do penúltimo dia do evento em Minas Gerais Depois da abertura na última semana, a segunda etapa do Short Track (XCC) da Copa do Mundo de Mountain Bike 2025, em Araxá-MG, cumpriu tudo o que prometeu. Nesta sexta-feita (11/04), o norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) e a britânica Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) conquistaram a segunda vitória consecutiva nas categorias Elite Masculina e Feminina na modalidade de pista reduzida e ampliaram a vantagem na liderança geral.
Agora, para finalizar a rodada dupla no Brasil, neste sábado (12/04) acontece o último dia de disputas da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025, com a prova de XCO (Cross Country Olímpico) – que terá transmissão ao vivo na Rede Minas a partir das 12h30, pela tv, pelo aplicativo da emissora e pelo site, que pode ser acessado clicando neste link.
Como foram as disputas do dia
Nas provas de XCC, Evie Richards só conseguiu superar a suíça Nicole Koller (Ghost Factory Racing) e a sueca Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO) no final, acelerando na linha de chegada antes das suas companheiras de pódio, que as outras atletas do pódio não conseguiram superar.
A vitória foi a sétima da atual campeã mundial de XCC no formato corrida curta, ultrapassando a francesa Pauline Ferrand-Prévot como a mulher de elite mais bem-sucedida no XCC de todos os tempos.
Evie Richards em ação
Fabio Piva/ Red Bull Content Pool
“Acho que quando você é campeã mundial e lidera a categoria, a pressão é muito grande. Por isso eu estava muito nervosa antes”, disse Richards, na linha de chegada.
“Tínhamos um plano um pouco impreciso, mas nada muda muito. Você só precisa pensar rápido e, dependendo de como a corrida vai, não dá para ter um plano”, finalizou a ciclista duas vezes campeã em Araxá.
Entre os homens, Blevins se recuperou de uma largada lenta e se viu no grupo de quatro líderes, enquanto a corrida entrava em seus estágios finais. O norte-americano lançou um ataque implacável na subida íngreme do percurso, superando todos, incluindo o francês companheiro de equipe Victor Koretzky, e cruzou a linha de chegada com tempo suficiente para se deleitar com a vibrante torcida brasileira. Koretkzy terminaria em segundo mais uma vez, superando o melhor de todos os tempos, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team), na reta final.
Cruzando a linha de chegada com os braços erguidos, Blevins se tornou apenas o segundo piloto de Elite, depois de Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), a vencer as duas primeiras corridas de XCC da temporada.
“Ainda sinto que estou tentando encontrar minha consistência. É um esporte muito difícil, com tantos caras que podem vencer. Estou muito feliz por começar a temporada como comecei aqui”, disse Blevins na linha de chegada, antes de acrescentar que seu ataque vencedor foi premeditado.
“Todo mundo sabe que é para a frente que você tem que ir, e você tem que estar liderando. Um Déjà vu. Foram três vezes em que Victor [ Koretzky ] estava liderando antes disso. Isso me dá confiança, saber tenho que me esforçar muito para igualar. Três vezes seguidas sermos primeiro e segundo é realmente incrível para a equipe”, explicou.
Brasileiros da Elite do Short Track
Entre os homens, Ulan Galinski foi o mais rápido brasileiro do dia, terminando em 19º lugar. Ele teve a compania de Alex Malacarne no pelotão, que terminou em 29º. Já no feminino, Karen Olimpio foi a melhor atleta nacional, terminando em 32º. Hercília Najara, em 34º, Raiza Goulão, em 35º, Sabrina Oliveira, em 38º, e Liege Silva, em 39º.
Como foram as disputas do XCC no Sub-23
Assim como aconteceu nas categorias Elite, no Sub-23 feminino a rodada dupla de Araxá teve a mesma campeã nas duas etapas: a canadense Isabella Holmgren, que lidera a disputa no XCC. Na sequência veio a italiana Valentina Corvi, com a austríaca Katharina Sadnik completando o pódio. No masculino, o italiano Elian Paccagnella (Wilier-Vittoria Factory Team) foi o campeão e agora também lidera a competição. O suíço Finn Treudler ficou em segundo e o dinamarquês Heby Pedersen foi o terceiro colocado.
Duas brasileiras tiveram um excelente desempenho, garantindo lugar no Top-15: Giuliana Morgen foi a 13ª e Luiza Cocuzzi foi a 14ª, com um segundo de diferença entre a dupla. O Brasil teve outras duas atletas na disputa: Gabriela Ferolla terminou em 27ª e Carolina Ferreira em 31ª.
Entre os brasileiros, Vinicius Howe cruzou a linha de chegada em 23°, Gustavo Roma foi o 28°, Eiki Leôncio foi o 32° e Rafael Beghelli ficou em 34°.
A programação deste sábado (12/04), último dia de disputas da rodada dupla da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025 em Araxá-MG, está completa com as provas de XCO (Cross Country Olímpico).
O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte e o Governo Estadual por meio da Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SUBESP) via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte apresenta a Copa do Mundo de Mountain Bike em Minas Gerais. Com realização da Associação Mountain Bike BH e da Federação Mineira de Ciclismo, o evento possui patrocínio da CBMM, CODEMGE e CEMIG juntamente com o Governo de Minas Gerais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.