A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse na terça-feira (15) que o presidente Donald Trump acredita firmemente que a bola está no campo da China quando se trata de negociar a guerra comercial entre os dois países.
“Tenho uma declaração adicional que ele acabou de compartilhar comigo no Salão Oval”, disse Leavitt no púlpito da coletiva de imprensa.
“‘A bola está no campo da China. A China precisa fazer um acordo conosco. Não precisamos fazer um acordo com eles. Não há diferença entre a China e qualquer outro país, exceto que eles são muito maiores, e a China quer o que temos, o que todos os países querem, o que temos: o consumidor americano, ou, em outras palavras, eles precisam do nosso dinheiro.’”
“O presidente, mais uma vez, deixou bem claro que está aberto a um acordo com a China”, acrescentou Leavitt. “Portanto, a China precisa fazer um acordo com os Estados Unidos da América.”
Na semana passada, Trump impôs uma tarifa adicional de 145% sobre todas as importações chinesas, apesar de suspender suas tarifas “recíprocas” sobre todos os outros países, em uma reversão impressionante.
Mas a China não recua, afirmando que “lutará até o fim” se o presidente continuar a intensificar o que já está se tornando uma guerra comercial generalizada.
Na sexta-feira (11), a China também aumentou significativamente suas próprias tarifas sobre as importações dos EUA para o país.
Maior marca chinesa de celulares desembarca no Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bola está com a China, diz Casa Branca sobre negociações de tarifas no site CNN Brasil.