EuRiso 2024 acontece de 12 a 15 de setembro e recebe cerca de 40 artistas na programação


Encontro Internacional de Palhaços de Fernandópolis chega à sua 11ª edição. EuRiso teve sua primeira edição em 2024, e realizou encontros anuais consecutivos desde então
Divulgação/EuRiso
A programação do EuRiso inclui cerca de 25 atrações gratuitas, entre apresentações de espetáculos, oficinas artísticas, intervenções teatrais, mesas de bate-papo, debates e muito mais, levando a magia do circo a espaços diversos.
Um dos destaques do evento é a tradicional “palhaceata”, um desfile de palhaços pelo centro da cidade, que promove recreação e entrosamento no cortejo entre os artistas e o público.
Desde a sua criação, o EuRiso busca democratizar o acesso à arte, adotando em várias atividades o modelo de contribuição ao chapéu, em que a plateia paga o valor que desejar e puder. Isso permite que pessoas de diferentes contextos sociais participem da programação.
EuRiso é realizado em Fernandópolis (SP)
Reprodução/TV TEM
Além das atividades abertas ao público, o Encontro Internacional de Palhaços oferece cinco ações exclusivas para os artistas, visando o aprimoramento técnico e a troca de experiências entre eles, servindo como um espaço de formação. Durante os quatro dias de evento, eles interagem em oficinas e workshops voltados ao desenvolvimento de novas habilidades.
A edição de 2024 deve reunir cerca de 40 profissionais, entre artistas circenses, palhaços, comediantes, atores e músicos, de várias regiões do Brasil e do mundo.
O público-alvo do encontro é múltiplo, já que os espetáculos são de classificação livre, e há atividades pensadas exclusivamente nas crianças, adolescentes, adultos e idosos.
De acordo com a organização do evento, para reforçar o compromisso com a inclusão, as apresentações serão realizadas em locais de fácil acesso, como a praça central e o Teatro Municipal, ambos com infraestrutura preparada para receber as manifestações artísticas, além de serem adaptados com rampas e banheiros para pessoas com mobilidade reduzida.
Prezando pela acessibilidade, o evento também promete oferecer cadeiras reservadas para idosos, gestantes, e pessoas com crianças de colo nas apresentações de rua, assim como espaços específicos para cadeirantes.
A inclusão de tradução em Libras durante as atividades na lona de circo e a utilização da hashtag #paratodosverem nas redes sociais, que descreve imagens para programas leitores de deficientes visuais, são outras medidas que asseguram que todas as pessoas, independentemente de suas necessidades, possam participar plenamente do EuRiso.
Edições anteriores do EuRiso foram um sucesso
Reprodução/TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.