Psicologia: 9 áreas de atuação além do consultório


Embora a Psicologia Clínica seja uma das áreas mais conhecidas, o psicólogo tem diversas outras oportunidades de carreira à sua frente. Principalmente após a pandemia de Covid-19, a sociedade como um todo passou a prestar mais atenção à importância de cuidar da saúde mental. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência de depressão na América Latina, um dado que evidencia a importância do psicólogo para auxiliar as pessoas a terem mais qualidade de vida.
Quando pensamos na carreira em Psicologia, é comum que a primeira imagem que venha à mente seja a de um profissional atendendo seus pacientes em um consultório e os ajudando a lidar com questões emocionais e transtornos mentais. Por mais que essa seja uma oportunidade profissional com alta demanda, ela está longe de ser a única área de atuação possível.
Se você ainda está indeciso sobre a sua graduação ou se já decidiu cursar Psicologia, mas ainda não tem certeza sobre sua área de interesse, aproveite para conferir 9 carreiras possíveis e entender qual delas mais combina com seu perfil.
Psicologia Escolar
Em creches e escolas, o psicólogo escolar tem a oportunidade de trabalhar com outros profissionais para contornar dificuldades de aprendizagem dos alunos, oferecer apoio psicológico aos estudantes, mediar conflitos como situações de bullying e até mesmo orientar os alunos na escolha de carreira.
Psicologia Organizacional
Assim como as pessoas, as empresas também têm se dedicado mais a cuidar da saúde mental de seus colaboradores, por isso a atuação dos psicólogos no contexto organizacional é crescente. Eles podem atuar tanto na parte de recrutamento e seleção quanto na criação de programas de qualidade de vida e mapeamento dos possíveis riscos que o trabalho pode oferecer à saúde psicológica dos trabalhadores.
Psicologia Hospitalar
Também chamada de Psicologia da Saúde, essa área envolve oferecer suporte a pacientes e familiares, principalmente diante de diagnósticos graves ou perda de entes queridos. Em hospitais e postos de saúde, os psicólogos estão atentos ainda à saúde mental de médicos, enfermeiros e demais profissionais.
Psicologia Jurídica
Essa é uma área que combina o Direito e a Psicologia, e tem como uma de suas funções a elaboração de laudos psicológicos que podem ajudar na resolução de casos judiciais, por exemplo.
Psicologia Esportiva
O desempenho de um atleta não é determinado apenas pela preparação física: a saúde mental também tem grande relevância na forma como o esportista irá lidar com derrotas e com a pressão de competições, entre outras situações. Por isso, o psicólogo também pode realizar um trabalho em conjunto com atletas e equipes esportivas.
Psicologia Social e Comunitária
Neste ramo da Psicologia, o profissional pode auxiliar no desenvolvimento de programas sociais, além de atender pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo vítimas de violência, dependentes químicos e crianças e idosos em orfanatos e asilos.
Psicologia de Trânsito
Os psicólogos de trânsito fazem análises comportamentais para avaliar se o condutor está apto a dirigir, além de auxiliar os motoristas que sofreram restrições para conduzir seus veículos. Outra possibilidade de atuação é acompanhar os pacientes que passaram por episódios de estresse pós-traumático por conta de acidentes, por exemplo.
Psicologia do Consumidor
Para auxiliar o departamento comercial e de marketing a entender como se relacionar melhor com os consumidores, os psicólogos podem estudar o comportamento das pessoas e identificar padrões na compra de produtos, além de avaliar como eles se relacionam com bens, marcas e serviços.
Neuropsicologia
Esse ramo da Psicologia estuda a relação dos comportamentos com as funções cerebrais, tais como memória, raciocínio e capacidade de julgamento.
Como escolher a área de atuação em Psicologia?
Durante a faculdade e após a conclusão do curso, há algumas dicas que podem ajudar na escolha da área de interesse:
Investir em autoconhecimento para identificar interesses, valores, pontos fortes e fracos
Fazer estágios e participar de projetos de extensão e voluntariado
Se informar bastante sobre as oportunidades de carreira
Fazer networking com profissionais já estabelecidos na área
Venha estudar Psicologia na Univel
O primeiro passo para seguir carreira em Psicologia é se graduar na área, de preferência em uma instituição bem-conceituada, garantindo que você tenha mais chances de se destacar no mercado.

Divulgação
A Univel oferece uma infraestrutura completa para quem deseja se dedicar a transformar o bem-estar emocional dos pacientes:
Centro Tecnológico completo com laboratórios especializados e salas de metodologias ativas
Clínica de Psicologia para o aperfeiçoamento das habilidades profissionais e o atendimento à comunidade
Corpo docente qualificado, com mais de 80% de mestres e doutores
Projetos de pesquisa e extensão sobre temas de grande relevância, como o Projeto de Combate à Violência Contra a Mulher
Inscreva-se no vestibular agendado e trilhe seu caminho de sucesso na Psicologia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.