Órgão regulador mexicano aprova pedido de licença bancária do Nubank

A agência reguladora do sistema financeiro mexicano, Comisión Nacional Bancária y de Valores (CNBV), concedeu, nesta terça-feira (15), ao Nubank no México autorização para obter uma licença para operar como banco no país, segundo uma fonte do setor.

O Nubank, uma das maiores empresas da América Latina em valor de mercado, anunciou no final de 2023 que sua subsidiária mexicana, Nu México, havia solicitado a licença.

“Já foi aprovado”, disse a fonte, acrescentando que ainda falta uma aprovação operacional por parte da CNBV “para determinar se as operações se ajustam, na prática, às normas operacionais de um banco“.

A aprovação da CNBV foi noticiada primeiro pelo jornal El Financiero.

A fonte acrescentou que a aprovação operacional pode levar até 180 dias, mas pode ser concluída muito antes.

Procurada, a CNBV não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A Nu México disse que está “esperando a notificação formal da decisão” e que comunicará a resolução oficial em breve, em resposta a um pedido de comentário da Reuters.

Atualmente, o Nubank opera no México como uma Sociedade Financeira Popular (Sofipo), uma instituição financeira focada em pessoas de baixa renda desbancarizadas e microempresas.

O Nubank é um dos neobancos mais populares do México e em janeiro atingiu 10 milhões de clientes, apenas cinco anos após o lançamento da plataforma financeira no mercado mexicano.

No final do ano passado, um de seus principais rivais, o Mercado Pago, pediu uma licença para operar como instituição bancária no país. A Revolut, sediada em Londres, anunciou em 2024 que obteve uma licença bancária no México, a segunda maior economia da América Latina depois do Brasil.

México criará fabricante de veículos elétricos de baixo custo até 2026

Este conteúdo foi originalmente publicado em Órgão regulador mexicano aprova pedido de licença bancária do Nubank no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.