A Peugeot renovou a geração do Peugeot 2008 em agosto do ano passado. O modelo ganhou uma nova plataforma, mais tecnologias e nova motorização.
A reportagem da CNN testou o novo 2008, na versão GT (mais cara) por quase 400 quilômetros entre trechos de cidade e também de rodovia.
O ponto que mais chama atenção é a mudança no design, adequando-se ao estilo europeu e também ao irmão elétrico E-2008. No coração do SUV, a Stellantis trocou o motor do carro para o T200 1.0 de três cilindros. São 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque – quando abastecido no etanol.
O trem de força já equipa diversos modelos do Grupo, como Fiat Pulse e Fastback, Peugeot 208, Citroën C3, entre outros modelos.
Nas dimensões, o novo 2008 também cresceu, em comparação ao seu antecessor.
- Comprimento: 4,30 m (+15 cm)
- Largura: 1,77 m (+ 4 cm)
- Altura: 1,54 m (- 4 cm)
- Entre-eixos: 2,61 m (+ 7 cm)
- Porta-malas: 419 L (+ 17 L)
Na dirigibilidade do dia a dia, o Peugeot 2008 GT se comporta bem. Mesmo em ruas mais esburacadas, o conjunto de suspensão é confortável, apesar de um pouco rígido.
Apesar da mudança no motor, o conjunto é razoável para o uso diário. Na estrada, entretanto, falta um pouco de fôlego em retomadas ou subidas de serras.
Peugeot 2008 GT: 5 motivos que encantam e 5 que incomodam
1. Design estiloso
O visual do 2008 mudou completamente em sua nova geração. O design é mais voltado ao que a marca faz na Europa. As luzes ganharam um conjunto em LED com três garras verticais que acomodam as luzes de condução diurna.

2. Freio de mão eletrônico
Na geração anterior, o freio de mão era no método tradicional. Agora, mais moderno, o 2008 GT é equipado com o item que, por sinal, já é um equipamento de série.

3. Carregador por indução com ventilação
Em muitos carros, o carregador por indução se tornou quase que obrigatório, principalmente na faixa de preço do 2008. Porém, o SUV da marca francesa conta com ventilação no compartimento. A tecnologia ajuda o smartphone a não esquentar – algo comum para o carregamento por indução.

4. Multimídia maior e cluster digital
Conectividade e tecnologia são assuntos importantes nos carros. Agora, em sua nova geração, o 2008 traz uma nova multimídia de 10,3” com pareamento sem fio. O painel de instrumentos de 10″ também é digital. Dois avanços para o modelo.

5. Sistema Keyless
O 2008 GT dispensa o uso de chaves. Com o sistema Keyless, basta ter a chave no bolso, e ao se aproximar do carro as portas destravam. O mesmo acontece ao sair, quando o SUV trava automaticamente.
Pontos de alerta:
1. Perdeu potência
O 2008 turbinado já traz de série o propulsor T200, com 130 cv. O número, no entanto, é uma perda de potência, em comparação à geração anterior com motor THP. Eram 173 cv e 24,5 kgfm de torque.
2. Consumo de combustível
Após 200 quilômetros, a média urbana foi de 7,1 km/l de gasolina. A maior parcela do trajeto foi realizada com 2 passageiros e sempre com o ar-condicionado ligado.
Na estrada, após quase 150 quilômetros, a média do 2008 GT foi de 11,4 km/l, na gasolina. Em ambos os casos, os números estão abaixo dos dados oficias divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

3. Não tem ACC
O 2008 GT tem alguns equipamentos de segurança, mas fica devendo o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). O sistema acelera e freia o carro com base no tráfego à frente.
4. Ventilação traseira e ajustes na tela
O sistema de ar-condicionado é feito por meio de um botão, onde os controles são realizados por meio da tela. Na traseira, os passageiros da segunda fileira não contam com saídas para ventilação.

5. Sem câmera 360º
O Peugeot 2008 GT tem câmera frontal e traseira. O sistema cria uma projeção lateral com base nas duas câmeras. Contudo, as imagens da lateral fazem falta, em alguns momentos, e poderiam ajudar nas manobras.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Novo Peugeot 2008 GT: como é a versão mais cara do SUV no site CNN Brasil.