ROMA, 16 ABR (ANSA) – O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, destacou nesta quarta-feira (16) a importância da língua italiana a nível internacional como “ponte para a paz” e “instrumento de crescimento do Made in Italy”. A declaração foi dada durante a abertura da 5ª edição dos Estados Gerais da Língua Italiana no Mundo, em Roma.
“O italiano quer ser uma ponte, uma língua de paz e amizade, símbolo da vocação de um povo que girou o mundo e se fez conhecer”, disse o vice-premiê, que também incluiu o idioma como “um instrumento da política externa para contar ainda mais sobre o nosso país no mundo”.
“O italiano como língua de paz e diálogo para o reconhecimento das ações militares”, assim como “para apresentar o Made in Italy e valorizar as excelências da Itália, incentivar exportações, atrair investimentos”, citou Tajani, trazendo como exemplo o projeto do governo no turismo de raízes, que incentiva ítalo-descendentes a conhecerem suas raízes no Belpaese.
O premiê destacou ainda que o evento desta quarta integra um percurso de promoção da língua italiana pelo planeta, tendo em vista a Conferência Internacional da Italofonia, prevista para o segundo semestre deste ano.
A iniciativa “visa reunir todos os falantes do nosso idioma em Roma a fim de valorizá-lo”, explicou o ministro, segundo o qual 80 milhões de pessoas no mundo são falantes de italiano.
(ANSA).