Produtores de queijo podem participar do Prêmio CNA Brasil Artesanal

Baixar


Produtores rurais brasileiros interessados em participar do “Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 –  Categoria Queijos” têm até o dia 6 de maio para se inscrever. 

As inscrições e o regulamento completo para esse prêmio estão disponíveis no site da CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária, no endereço cnabrasil.org.br

Cada produtor de queijo poderá inscrever até três produtos. Um para cada uma das categorias, sendo elas, de Queijo Artesanal Tradicional – de 30 a 180 dias de maturação; com Tratamento Térmico; e de Queijo Artesanal com adições de aromatizantes e condimentos.

Podem concorrer profissionais ou empresas que fazem até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca; e que atendam à legislação com registro no serviço oficial de inspeção municipal, estadual ou federal.

Os queijos passarão por avaliação de júri técnico e, posteriormente, por júri popular, que fará a degustação sem a identificação dos produtos inscritos. A última etapa é a avaliação da história dos produtos finalistas.

O farmacêutico-bioquímico e queijeiro Antônio Fernandes de Carvalho irá mediar um bate-papo virtual aberto ao público no canal do youtube e do facebook da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil para dar mais detalhes do concurso.

“É um concurso que acontece em Brasília; que tem notas técnicas, tem um júri popular. É um concurso bem diferente dos outros concursos. Então, esse prêmio, se você tiver interessado em se inscrever, agora dia 23, nós vamos fazer uma live com alguns jurados que participam do prêmio, para explicar um pouco mais desse processo deste prêmio. Então, até o dia 23, às 16 horas para os interessados.

As amostras do produto inscrito no prêmio serão recebidas até o dia 20 de maio, dentro do prazo de validade no momento do julgamento das amostras, conforme previsto no regulamento.

Cada categoria terá cinco finalistas, que serão premiados com certificados e dinheiro. Os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Brasília (DF), 04/12/2024 - Queijo Minas Artesanal é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Foto: Renata Garbocci/Secult-MG

© Renata Garbocci/Secult-MG

Geral As incrições vão até 6 de maio São Luís 16/04/2025 – 12:10 Sâmia Mendes / Liliane Farias Madson Euler – repórter da Rádio Nacional Prêmio CNA Brasil Artesanal CNA Queijo quarta-feira, 16 Abril, 2025 – 12:10 2:24

Adicionar aos favoritos o Link permanente.