Ídolo do Cruzeiro, o meia Everton Ribeiro foi a grande contratação do Bahia para a temporada 2024, após o City Football Group assumir a gestão do futebol do clube. Aos 35 anos, ele chegou para ser a referência técnica da equipe.
Sua primeira temporada no Tricolor terminou com um saldo positivo. Foram 61 partidas, seis gols e nove assistências, além de destaque em outras ações no campo, como desarmes e roubadas de bola, por exemplo.
Com a camisa 10 e a braçadeira de capitão, Everton Ribeiro ajudou o Bahia a voltar à Copa Libertadores após 36 anos. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor brigou pela vaga na competição internacional com o Cruzeiro, que teve que se contentar com a Copa Sul-Americana.
Atualmente com 36 anos, Everton Ribeiro não tem repetido as grandes atuações da última temporada e convive com críticas e cobranças de parte da torcida. Alguns acreditam que o capitão está em declínio físico e que o Bahia precisa pensar em um substituto para ele.
Até o momento, Everton Ribeiro entrou em campo 18 vezes, marcou um gol e deu duas assistências. A falta de protagonismo em momentos decisivos da temporada e a expulsão contra o Corinthians, na 1ª rodada do Brasileirão, ligaram o alerta nos torcedores.
Nesta quinta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), Bahia e Cruzeiro se reencontram no Mineirão para jogo da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Everton Ribeiro deve ser titular da equipe comandada por Rogério Ceni, mas o retrospecto dele contra a Raposa não é nada bom.
Éverton Ribeiro contra o Cruzeiro
- 13 jogos
- 3 vitórias
- 2 empates
- 8 derrotas
- 3 gols
- 3 assistências
O meia enfrentou o Cruzeiro defendendo Coritiba (antes de se tornar ídolo cruzeirense), Flamengo e Bahia (esses após a passagem vitoriosa na Toca da Raposa). A Raposa está na 12ª posição do Brasileirão, com 4 pontos. Já o Tricolor aparece na 14ª colocação, com 3.
Éverton Ribeiro no Cruzeiro
Éverton Ribeiro foi contratado pelo Cruzeiro em 2013, após passagem pelo Coritiba, para se tornar ídolo. Ele ficou no clube até o fim de 2014, com 108 jogos oficiais.
Foram 23 gols e 24 assistências como cruzeirenses, além de três títulos: dois Campeonatos Brasileiros e o Campeonato Mineiro de 2014, além do vice da Copa do Brasil do mesmo ano.
Em janeiro de 2015, Éverton Ribeiro foi negociado com o Al Ahli, dos Emirados Árabes. O Cruzeiro embolsou cerca de 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 25 milhões de reais, à época).
Ceni fala do impacto de Everton Ribeiro no Bahia
Este conteúdo foi originalmente publicado em Contestado no Bahia, Everton Ribeiro reencontra o Cruzeiro, onde é ídolo no site CNN Brasil.