
Segundo o professor de História da Arte Sacra, Paulo Libório, a Catedral de Nossa Senhora das Dores foi erguida em 1856, 12 anos após a construção de Teresina e da Igreja Matriz Nossa Senhora Do Amparo. Catedral de Nossa Senhora das Dores é parte importante da história de Teresina
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no Centro de Teresina, foi a segunda igreja construída na capital, no final do século XIX. Idealizada há cerca de 200 anos, a construção chama a atenção pela arquitetura clássica, conservada até hoje.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O templo religioso faz parte da história de Teresina, já que foi idealizada ainda no lançamento da Pedra Fundamental (início efetivo de uma construção) da capital. Segundo o professor de História da Arte Sacra, Paulo Libório, a catedral foi erguida em 1856, 12 anos após a construção de Teresina e da Igreja Matriz Nossa Senhora Do Amparo.
“Depois de 12 anos, o presidente da província, Dr. Dória, sentiu a necessidade de mais um templo católico na cidade. Como o Barão de Gurguéia era amigo íntimo do Conselheiro Saraiva, ele cedeu essa parte da Praça Saraiva para fazer o segundo templo de Teresina. A capital tinha de 12 para 13 anos na época”, explicou o professor.
Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina
TV Clube
Ainda conforme o historiador, a catedral é um importante tesouro para a igreja católica. No local, se encontram os restos mortais de Dom Severino Vieira de Melo, o primeiro arcebispo de Teresina. Na capela, também foram enterrados dois arcebispos que passaram pelo templo, Dom Miguel Fenelon Câmara Filho e Dom Celso José.
Segundo a irmã Regina da Costa Pedro, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, os detalhes da Catedral de Nossa Senhora das Dores tornam a visita acolhedora.
“A igreja, em todo o seu conjunto, é muito harmônica. É uma construção simples e acolhedora, como o coração de Nossa Senhora das Dores, que acolhe a todos. Eu acredito que quem chega nessa igreja se sente assim, acolhido pela mãe”, contou a irmã.
Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina
TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube