Powell: Fed está bem posicionado para esperar por maior clareza antes de decisão monetária

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que o BC dos Estados Unidos está bem posicionado para esperar por maior clareza antes de considerar quaisquer ajustes na postura política, ao discursar em evento do Clube Econômico de Chicago, nesta quarta-feira. Segundo ele, a economia dos EUA ainda está em uma posição sólida, mas as políticas do governo do país estão evoluindo e “efeitos permanecem altamente incertos”.

“Ainda é incerto quais serão as novas políticas comerciais em última análise”, enfatizou Powell, ao mencionar que a incerteza elevada gera um ambiente menos atrativos e que os mercados estão processando o que está acontecendo. “Os mercados estão com dificuldade para lidar com tanta incerteza, o que significa volatilidade – que deve permanecer -, mas estão organizados e funcionando como seria de se esperar”, acrescentou.

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, Powell defendeu que a forte expansão nos últimos dois anos aconteceu por conta da imigração e que as fortes importações registradas no primeiro trimestre deste ano devem pesar no avanço do PIB.

O presidente do BC norte-americano ainda disse na ocasião que o Fed está pronto para fornecer dólares aos BCs globais, caso haja escassez, e defendeu que o sistema bancário parece bem resiliente e sugeriu prosseguir e concluir a Basileia III. “Não estamos longe do que eu acredito que seria um bom resultado”, disse.

Powell também afirmou que as criptomoedas estão se tornando “mais populares” e que ainda não se sabe o impacto da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho e que, por mais que a inovação tecnológica não substitua o trabalho humano no longo prazo, a tecnologia pode trazer mudanças drásticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.