
A iniciativa é fruto da parceria entre a Acaje e o Ideflor-Bio que atua na gestão da unidade de conservação de uso sustentável. Visitantes se banham na Cachoeira de Jamaracaru em Óbidos-PA
Divulgação
Está aberta a temporada de trilhas ecológicas e visitação a Cachoeira de Jamaracaru, um paraíso localizado dentro da Floresta Estadual do Trombetas, Unidade de Conservação de Uso Sustentável, localizada em Óbidos, no oeste paraense. O local, que desde 2023 começou a fomentar as iniciativas de turismo de base comunitária, conta com oito guias formados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Hoje no roteiro turístico os visitantes contam com trilhas ecológicas, uma caminhada leve de aproximadamente três quilômetros com saída da base de proteção ambiental percorrendo áreas conhecidas como savanas, igarapés até a chegada na Cachoeira de Jamaracaru.
De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Jamaracaru e Região (Acaje), Sidiane Sampaio, a expectativa é que o TBC seja um novo atrativo local, com inserção no mapa do turismo da região. “A gente acredita no potencial da comunidade para fomentar o turismo, o legal é que isso movimenta toda uma cadeia, seja com os guias, que fazem a condução, ou para a comunidade que vende a alimentação a base de peixes até a galinha caipira e ainda o artesanato que é produzido com sementes e outros produtos extraídos de forma sustentável da floresta”.
Cachoeira de Jamaracaru, em Óbidos-PA
Divulgação
A Flota Trombetas é uma das principais unidades de conservação de uso sustentável do Pará, e a quinta maior do mundo de florestas tropicais, gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), por meio da gerência administrativa da Calha Norte II, ela serve como fonte de renda para centenas de extrativistas que todos os anos realizam a coleta da castanha-do-Pará e do cumaru, produtos da cadeia da sociobioeconomia amazônica.
Uma Imersão na Natureza e na Cultura Local
Em Jamaracaru a iniciativa do turismo de base comunitária oferece aos turistas uma oportunidade de imersão aos encantos da Amazônia de forma autêntica e sustentável. Guiados por moradores locais, os visitantes podem desfrutar das trilhas na mata preservada, conhecer a rica biodiversidade da região e se refrescar nas águas geladas dos igarapés e das cachoeiras, como a de Jamaracaru que impressiona pelo volume de águas.
Visitantes fazem trilha em meio à mata preservada
Divulgação
Além disso, é possível aprender sobre o modo de vida das comunidades tradicionais, sua cultura e seus conhecimentos sobre a floresta.
“A gente tem recebido uma demanda crescente de visitação, cada guia conduz de até cinco pessoas, é uma trilha leve, onde a gente explica um pouco sobre a nossa comunidade e também sobre a flota e ao final eles tem esse encontro com as cachoeiras desde a menor até a queda principal que forma uma piscina de água clara e super gelada”, ressaltou a presidente.
Preservação e Desenvolvimento Sustentável
O turismo de base comunitária é uma ferramenta poderosa para a conservação da Floresta Estadual do Trombetas e para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Ao gerar renda para os moradores e valorizar seus conhecimentos tradicionais, o TBC contribui para a proteção da floresta e para a melhoria da qualidade de vida das famílias que dependem dela.
Planeje sua Aventura
A temporada de trilha e visitação na Flota Trombetas segue até o mês de agosto, cada grupo, de até 5 pessoas, investe um valor de R$ 80,00 pela condução. Os grupos podem agendar sua aventura por meio do telefone (93) 99226-5793 quem quiser saber mais sobre o turismo na Jamaracaru também pode acessar a página da Cachoeira de Jamaracaru no Facebook .
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região