A Apple perdeu sua posição de liderança no mercado chinês de smartphones, destronada pela rival local Xiaomi, à medida que os subsídios de Pequim ajudam a impulsionar a demanda por produtos mais baratos e a guerra comercial com os EUA aumenta.
A participação da gigante americana de tecnologia no lucrativo mercado de celulares da China caiu de 15,6% no ano anterior para 13,7% no primeiro trimestre de 2025, o que levou a Apple ao quinto lugar no ranking, de acordo com dados preliminares da empresa de pesquisa International Data Corporation.
A Apple vem enfrentando uma concorrência crescente na China nos últimos anos. Apesar de ter conquistado a liderança no último trimestre de 2024 com uma vantagem marginal, a fabricante do iPhone perdeu para as rivais locais Huawei e vivo em vendas anuais no ano passado.
Nos primeiros três meses de 2025, as vendas de iPhone da Apple na China caíram 9%, para 9,8 milhões de unidades, informou a IDC na quinta-feira. Ainda assim, foi a única marca não chinesa a entrar no top 5, mostraram os dados.
A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi, cujos produtos variam de smartphones e eletrodomésticos a veículos elétricos (EVs, em inglês), assumiu a liderança com um aumento de quase 40% nas remessas do primeiro trimestre em relação ao ano anterior.
A Huawei ficou em segundo lugar no ranking da IDC, enquanto a empresa de eletrônicos de consumo OPPO ficou em terceiro. As duas empresas chinesas venderam 12,9 milhões e 11,2 milhões de unidades durante o primeiro trimestre, respectivamente.
“Olhando para o futuro, espera-se que o mercado chinês de smartphones enfrente desafios, já que as tensões comerciais entre os EUA e a China podem levar a aumentos de custos e orçamentos mais apertados para os consumidores”, disse Arthur Guo, analista sênior de pesquisa da IDC China.