Dia histórico para o esporte brasileiro. Na manhã deste domingo, 20, Hugo Calderano bateu o 1º colocado do ranking mundial de tênis de mesa, o chinês Lin Shidong, e conquistou o título inédito da Copa do Mundo da modalidade.
Calderano já tinha feito história ao chegar até a final, algo que nenhum mesa-tenista não asiático ou europeu havia conseguido. Entretanto, depois de bater na trave nas Olimpíadas de Paris 2024 (terminou em 4º), Calderano não deixou escapara a oportunidade e bateu Shidong por 4 a 1, parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5, ficando com o troféu.
O adversário na decisão já era conhecido do brasileiro e o retrospecto curto jogava a favor. Eles já haviam se enfrentado em outra oportunidade, nas quartas de final do WTT Contender de Durban, em 2023, e Calderano também venceu.
Para chegar até a decisão, Calderano teve o caminho mais difícil possível, tendo que enfrentar o chinês Wang Chuqin (2º) nas semifinais e o japonês Tomokazu Harimoto (3º) nas quartas de final.
Na decisão, contra o melhor do mundo na atualidade, não deu espaços para o adversário e dominou o confronto a partir do segundo set, se recuperando de uma derrota na primeira parcial, tornando o título ainda mais marcante para o esporte nacional.