As aberturas de novelas marcantes… relembre trilhas, participações e efeitos especiais


Relembre participações marcantes de Mônica Carvalho, Maria Fernanda Cândido, Taís Araújo e Renata Vasconcellos. Neste sábado (26), TV Globo celebra aniversário de 60 anos. Relembre aberturas marcantes de novelas da Globo
As novelas da Globo têm cativado milhões de espectadores e suas aberturas também fazem parte do pacote. Elas costumam ser comentedas por seus efeitos especiais, trilhas sonoras inesquecíveis e, claro, participações especiais das quais nem todo mundo se lembra. Neste sábado (26), a TV Globo celebra seu aniversário de 60 anos.
Em “História de Amor”, Renata Vasconcellos protagonizou cenas românticas. Taís Araújo, aos 15 anos, apareceu nos créditos iniciais de “Pátria Minha”. Mônica Carvalho, Maria Fernanda Cândido e Isadora Ribeiro também já estrelaram aberturas.
Em outras aberturas clássicas, a música chamou a atenção: de “Vem Dançar Com Tudo” (o famoso “Oi, oi, oi” de “Avenida Brasil”) a “Fera Ferida” na novela de mesmo nome, com canção cantada por Maria Bethânia.
O designer alemão Hans Donner, criador de aberturas clássicas de programas do entretenimento e do jornalismo da TV Globo, inovou em vários casos. Levam a assinatura dele as aberturas de “Deus nos Acuda” e “O Dono do Mundo”, por exemplo.
Abaixo, veja mais curiosidades das aberturas de novelas:
O que as aberturas de ‘História de Amor’ e ‘Pátria Minha’ têm em comum?
Aberturas de “História de Amor” e “Pátria Minha”
Reprodução/TV Globo
Uma participação especial. Em “História de Amor”, a jornalista Renata Vasconcellos foi a mulher que protagonizava as cenas românticas. Já em “Pátria Minha”, Taís Araújo, com apenas 15 anos, apareceu como uma das pessoas que tentavam achar a saída do labirinto.
Quais atrizes apareceram em aberturas antes da fama?
Ao som de “Sexy Yemanjá” de Pepeu Gomes, Mônica Carvalho dançava entre água e areia, representando a dualidade entre as duas irmãs, Ruth e Raquel, de “Mulheres de Areia”.
Embalada por Luiz Caldas, Isadora Ribeiro representava a mistura entre os elementos da natureza e a beleza feminina na abertura de “Tieta”.
Já Maria Fernanda Cândido corria, se transformava em água, fogo e pedra, ao som de “Maracatu”, de Sérgio Mendes, marcando a abertura de “A Indomada”.
Aberturas de “Tieta”, “A Indomoda” e “Mulheres de Areia”
Reprodução/Globo/Acervo
Quais músicas fizeram ainda mais sucesso?
O “Oi oi oi” de “Vem Dançar Com Tudo” foi tão forte que virou hashtag e era referência absoluta de “Avenida Brasil”, era quase um segundo nome da novela.
Em outros casos, as tramas tinham exatamente o mesmo nome da música de abertura. Foram os casos de “A Viagem”, do Roupa Nova, “Alma Gêmea”, de Fábio Jr. e “Fera Ferida”, de Maria Bethânia.
Avenida Brasil (2012): Abertura
E os efeitos especiais do Hans Donner?
O designer alemão Hans Donner entrou para história com a criação de aberturas que ficaram na memória. “Elas por elas” (1982) trouxe inovou ao fundir imagens atuais das protagonistas com fotos antigas. Em “Deus nos Acuda”, para ironizar a corrupção no país, um mar de lama invadia a festa da alta sociedade, que era escoado por um ralo no formato da bandeira do Brasil.
Ao som da canção “Querida”, de Tom Jobim, a abertura de “O Dono do Mundo” trazia trecho do filme “O Grande Ditador” (1940), em que Charles Chaplin satirizava Adolf Hitler. A cena foi modificada com a inserção de imagens de mulheres no globo terrestre.
O Dono do Mundo (1991): Abertura
Quais novelas com fotos de ‘pessoas comuns’?
Se em “Mulheres Apaixonadas” os telespectadores enviaram as próprias fotos para participar da abertura, em “Por Amor”, ela foi feita com fotos do arquivo pessoal das protagonistas Regina Duarte e Gabriela Duarte, mãe e filha na vida real, em diferentes épocas de suas vidas. Já em “Senhora do Destino”, fotos do elenco se misturavam a imagens de outras pessoas, abertura que virou meme nas redes sociais.
Por Amor (1997): Abertura
Quem é a rainha nas aberturas?
Rita Lee reina embalando aberturas das novelas. Foram nove aberturas:
“O Pulo do Gato” (1978)
“Chega Mais” (1980)
“Final Feliz” (1982)
“Sassaricando” (1987)
“Lua Cheia de Amor” (1990)
“A Próxima Vítima” (1995)
“Zazá” (1997)
“Ti Ti Ti” (2010)
“Espelho da Vida” (2018)
Nuno Leal Maia e Rita Lee na novela ‘Top Model’, em 1989
Acervo Grupo Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.