Grupos comunitários em Brasília oferecem experiências únicas

Baixar


Fundado em 2022 por amigos que buscavam um espaço gratuito para dançar forró na capital federal, o grupo Forró no Pôr do Sol promove encontros em praça pública para que pessoas que gostam de ouvir música e dançar possam se reunir. 

Mayk Solar, um dos produtores do grupo, conta como são realizados os encontros:

“A experiência que os participantes têm vai depender muito da disposição deles. Quem quiser dançar, tem lá o espaço disponível para isso. Quem quiser só ouvir as músicas, a gente também, normalmente, convida bandas e DJs para que se apresentem. E quem também não quiser, não tiver muita afim de dançar, tem o gramado ao lado, que fazem piqueniques, aproveitam ali do clima do evento e da linda paisagem que fica nesse ponto tão marcante de Brasília, próximo ao Memorial JK”.

Já o projeto Clube Trilheiras de Brasília reúne apenas mulheres para fazer trilhas em grupo semanalmente. A programação não inclui apenas o contato com a natureza, mas também experiências com aulas de yoga, meditação, clube de leitura e grupos de estudos.

Fundadora do grupo, que está em atividade há cinco anos, Jussiara Lopes afirma que os encontros são importantes para mulheres que desejam tirar um tempo apenas para si:

“É bem incrível o que um grupo essencialmente feminino causa de bem estar. E, depois, a parte do acolhimento. Muitas mulheres, hoje, não têm um momento só para si. Então, é um momento que elas têm para serem elas mesmas”.

Segundo a psicóloga clínica Renata Santana, a prática regular de atividades físicas melhora o humor e a disposição mental. Mas, quando realizada em grupo, os benefícios podem ser ainda maiores, devido à interação social e ao incentivo constante para a continuidade das atividades.

 “A participação em grupos que levem à interação, como grupos de forró, de bicicleta, que são feitos em espaços de conexão com a natureza ou de meditação, podem proporcionar muitas coisas positivas, tais como desenvolvimento de uma conexão social, possibilidade de estabelecer novos vínculos, um senso de pertencimento dentro daquele grupo, dentro daquela prática, que reduz, com isso, a sensação de isolamento, de solidão”, destaca a psicóloga.

Para participar do grupo Forró no Pôr do Sol, basta comparecer aos encontros, que ocorrem todos os domingos, a partir das 17h, na Praça do Cruzeiro, localizada na Zona Cívico-Administrativa de Brasília. 

Se a opção for pelo Clube de Trilheiras, é necessário fazer inscrição através do link disponível no Instagram “@trilheirasdebrasilia”.

*Com supervisão de Roberto Piza

Pôr do Sol em Brasília

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Geral Forró no Pôr do Sol e Clube Trilheiras unem música e atividade física Brasília 21/04/2025 – 07:30 Roberto Piza / Rafael Guimarães Nathália Maciel – Estagiária da Rádio Nacional* grupos comunitários Brasília segunda-feira, 21 Abril, 2025 – 07:30 3:19

Adicionar aos favoritos o Link permanente.