Morre aos 88 anos o Papa Francisco. Bispo Diocesano de Petrópolis lamenta morte do pontífice.


Jorge Mario Bergoglio morreu nesta segunda-feira, às 2h35, pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. Papa Francisco morre aos 88 anos
Vaticano
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21) às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Francisco ficou internado por 40 dias devido a complicações de uma pneumonia. Mesmo com a saúde debilitada, fez uma rara aparição pública na noite deste domingo de Páscoa (20), quando abençoou milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano.
Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a Catedral São Pedro de Alcântara celebra uma missa às 8h desta segunda-feira (21) , na intenção do Papa Francisco.
Em Nota O Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado lamenta a morte do pontífice. Leia na Íntegra:
“Ao mesmo tempo em que celebramos a Páscoa, a vitória de Jesus sobre a morte, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco.
Pedimos ao Deus da Vida e da Paz que acolha este servo junto a Si.Nos seus doze anos de pontificado, Papa Francisco, com seu jeito de ser, não se cansou de chamar o mundo à paz e à solidariedade.
Ele não se dedicou apenas aos católicos. Ele se voltou a todas as pessoas, manifestando que todo ser humano, independentemente de qualquer outra condição, é filho ou filha de Deus.
Seu amor pelos pobres e seu empenho pela paz são legados que precisamos manter vivos.
Que o Bom Deus o acolha!”
Quem foi Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio entrou para a história ao se tornar o primeiro papa latino-americano. Ele também foi o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro pontífice da era moderna escolhido após a renúncia de seu antecessor, o papa Bento XVI.
Francisco liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º papa desde a fundação do papado. Sua eleição ocorreu em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave convocado para escolher o sucessor de Bento XVI. À época, Bergoglio revelou que inicialmente resistiu à ideia de se tornar papa, mas acabou aceitando a missão como um chamado divino.
Ao longo de seu pontificado, Francisco promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres, engajada com causas sociais e aberta ao diálogo inter-religioso
LEIA MAIS:
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica
VÍDEOS: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do Papa Francisco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.