Território Yanomami: PF prende 5 e apreende fazenda em operação contra garimpo

A Polícia Federal prendeu cinco pessoas ligadas ao garimpo ilegal no Território Yanomami e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (3), durante a Operação Taurus Aureus.

A ação desta terça combate à logística e o financiamento das organizações criminosas atuantes no garimpo ilegal das terras indígenas na região Norte do Brasil.

Além das prisões, a Justiça também determinou os pedidos da Polícia Federal que atingem o financiamento da logística do garimpo. A PF apreendeu veículos e uma fazenda do grupo investigado.

Os investigadores dizem que são medidas legais de garantia e reparação dos “imensuráveis danos ambientais causados pela atividade”.

A ação é realizada nos estados de Roraima e Rondônia.

A PF diz que as medidas buscam descapitalizar as organizações criminosas responsáveis pela exploração do garimpo ilegal.

Os mandados estão diretamente ligados à Operação Libertação, a ação permanente iniciada em fevereiro de 2023 por determinação do então ministro da Justiça Flávio Dino, para desintrusão dos invasores da Terra Indígena Yanomami.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Território Yanomami: PF prende 5 e apreende fazenda em operação contra garimpo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.