O modesto Go Ahead Eagles acabou com um longo jejum e, de forma heroica, conquistou a Copa dos Países Baixos após vencer o Az Alkmaar nos pênaltis, nesta segunda-feira (21).
Os Eagles voltam a levantar um troféu após 92 anos. A última conquista havia sido o Campeonato Holandês de 1933, período em que o futebol local ainda era amador. A equipe de Deventer também foi campeão em 1917, 1922 e 1930.
O duelo, realizado em Roterdã, terminou em 1 a 1 no tempo normal. Parrott, de pênalti, abriu o placar para o AZ, aos 9 minutos do segundo tempo.
O gol de empate dos Eagles também foi de pênalti. Nos acréscimos da partida, Koopmeiners, do AZ, colocou a mão na bola dentro da área ao reclamar de uma falta. Mats Deijl balançou as redes na cobrança e levou o jogo para a prorrogação.
Após um 0 a 0 na prorrogação, o Go Ahead Eagles levou a melhor na disputa de pênaltis e venceu a final por 4 a 2.
Além do título, os Eagles garantem vaga para a Europa League 2025-26 e, pela primeira vez, disputam um torneio continental na história.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Time europeu conquista título após 92 anos de jejum em final eletrizante no site CNN Brasil.