A trajetória de Jorge Bergoglio, que há 12 anos era conhecido mundialmente como papa Francisco, é marcada por uma simplicidade que permaneceu mesmo após sua elevação à liderança máxima da Igreja Católica. Em relatos a Luciana Taddeo, correspondente da CNN Brasil em Buenos Aires, amigos próximos do pontífice compartilharam lembranças de sua juventude e do período anterior à sua ascensão ao Vaticano, revelando aspectos pouco conhecidos de sua personalidade.
Oscar Crespo, hoje com 87 anos, conhece Bergoglio desde a juventude e relembra o momento em que o futuro papa revelou sua decisão de se dedicar ao sacerdócio. Segundo Crespo, Bergoglio expressou: “Minha paixão é ajudar todo mundo, eu gosto de estar nas vilas, eu gostaria de ir ao interior do país, educar os que ainda estão em situação de indigência, ensinar-lhes o idioma, ajudá-los em tudo o que puder”.
Arminda Aragón, amiga de Bergoglio na juventude católica da Basílica de Flores, em Buenos Aires, local onde Francisco descobriu sua vocação, compartilha suas memórias: “Eles eram muito religiosos, muito missionários. Eu me lembro, eles saíam à Rivadavia, em frente à igreja, com uma mesa e missionavam, entregavam folhetos, entregavam livros à gente que passava”.
Da juventude ao Vaticano: uma vida de dedicação
Antes de sua dedicação total à vida religiosa, Bergoglio era conhecido por apreciar momentos de diversão e dança. Crespo relata: “Ele gostava da diversão. Tinha a característica de ajudar todo mundo, mas não deixava de se divertir”.
Mesmo após sua ordenação, Bergoglio manteve sua simplicidade. O rabino Daniel Goldman relembra que o papa preferiu morar na residência de Santa Marta em vez do luxuoso Palácio Apostólico e costumava fazer refeições no refeitório com os trabalhadores do local.
“Ele se senta com eles para comer, como um a mais. Não em uma mesa especial, mas com qualquer um no lugar que estivesse vazio”, relata Goldman.
A humildade de Bergoglio também se refletia em sua vida cotidiana em Buenos Aires. Durante o arcebispado, ele vivia em um pequeno apartamento e não tinha funcionários pessoais. Um amigo relembra: “Uma vez fui comer com ele e me disse, ‘você faz a massa enquanto eu esquento o molho’”.
A notícia de sua eleição como papa foi recebida com surpresa e alegria por seus amigos e pela Argentina. Crespo recorda: “O telefone da minha casa começou a tocar porque todo mundo sabia da amizade que eu tinha com ele. Ter um amigo papa é uma coisa incrível”.
-
1 de 12Papa Francisco após Conclave em 2013. • Getty Images
-
2 de 12Papa Francisco posa para foto com sem-tetos em centro de vacinação contra a Covid-19 em Roma • Foto: Imprensa Oficial da Santa Sé
-
3 de 12O Papa Francisco é saudado por fiéis ao chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). O pontífice celebrará uma missa na basílica para cerca de 15 mil pessoas. Do lado fora, telões foram instalados para acompanhar a celebração.
Brasil, Aparecida, SP, 24/07/2013. • MIGUEL SCHINCARIOL/AE/AE/Código imagem:139809
-
-
4 de 12O papa emérito Bento e o papa Francisco em 2020
28/11/2020 • Vatican Media/Handout via REUTERS -
5 de 12Papa Francisco encontra-se com jovens em Jacarta, Indonésia
04/09/2024 • REUTERS/Guglielmo Mangiapane -
6 de 12Papa Francisco e Javier Milei conversam durante cerimônia de canonização da primeira santa argentina • Reuters
-
-
7 de 12Papa Francisco chega em Lisboa para Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal
02/08/2023 • REUTERS/Pedro Nunes -
8 de 12Rei Charles e rainha Camilla se encontram com papa Francisco • MÍDIA DO VATICANO
-
9 de 12Papa Francisco durante encontro pela paz em Verona, na Itália • Reuters
-
-
10 de 12Papa Francisco se encontra com presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano • 13/5/2023 Vaticano/Divulgação via REUTERS/Arquivo
-
11 de 12Lula com o papa Francisco após evento do G7 • 14/06/2024Vatican Media/Handout via REUTERS
-
12 de 12Papa Francisco: ‘Indiferença, egoísmo, divisão e esquecimento são palavras que devem ser banidas’ • Foto: Andreas Solaro/Pool via Reuters
-
Este conteúdo foi originalmente publicado em Amigos de Francisco em Buenos Aires relembram simplicidade do papa no site CNN Brasil.