Baixar
Tocar
O Vaticano divulgou, nesta segunda-feira (21), o testamento assinado pelo papa Francisco no dia 29 de junho de 2022. No documento, o pontífice pediu que o sepultamento dele seja feito com simplicidade, que o sepulcro seja montado no chão, sem decoração especial e somente com a inscrição “Franciscus” na lápide.
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, leu o testamento de Francisco durante entrevista à imprensa.
No documento, Francisco também manifestou o desejo de ser sepultado na basílica papal de Santa Maria Maior. Além disso, o pontífice se preocupou com os gastos do funeral, informando que as despesas vão ser cobertas com a quantia de um benfeitor que ele destinou à basílica.
No final do testamento, o pontífice deixou uma mensagem de fraternidade para o mundo, conforme o que foi lido por dom Ricardo Hoepers:
“Continuem a rezar por mim. O sofrimento que aconteceu nesta última parte da minha vida é oferta ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos”.
As informações sobre o rito de sepultamento e os próximos passos do Vaticano para a sucessão do papa Francisco ainda não foram divulgados.
*Com informações da Agência Brasil

Geral Pontífice também solicitou lápide com a inscrição “Franciscus” Brasília 21/04/2025 – 22:06 Rádio Nacional / Rafael Guimarães Bianca Paiva – Editora da Rádio Nacional Morte Papa Francisco papa Francisco Dom Ricardo Hoepers CNBB segunda-feira, 21 Abril, 2025 – 22:06 2:04