Mais de 40% da energia global vem de fontes limpas e renováveis

Baixar


Pela primeira vez, desde a década de 1940, mais de 40% da energia produzida no mundo vem de fontes limpas e renováveis. De acordo com um Instituto Internacional de Análise de Políticas Públicas voltadas para transição energética, o crescimento recorde é resultado da expansão de energia solar, conforme aponta o relatório anual da britânica Ember, publicado neste mês.

O instituto analisou com detalhes informações de 88 países que representam 93% da demanda global. Apenas a oferta de energia solar dobrou nos últimos três anos, chegando a crescer 29% no ano passado. Enquanto isso, a demanda global de energia cresceu 4%, principalmente, por causa das ondas de calor e o aumento do uso de ar-condicionado em regiões populosas, como China, Estados Unidos e Índia.

O Brasil teve uma importância significativa nesse avanço da energia limpa. Em 2024, o país teve o terceiro maior aumento mundial na geração de energia solar (45%) e de eólica (13%). Agora, o país ultrapassou a Alemanha e é o quinto maior gerador de energia solar do mundo. 

Mas a contribuição brasileira ainda poderia ser maior. Por causa da seca, ano passado, houve redução na geração hidrelétrica. Mesmo assim, cerca de 90% da matriz energética do país é considerada limpa. Isso é mais que o dobro da média mundial.

 

Placas de energia solar instaladas para gerar eletricidade

© Soninha Vill/GIZ

Meio Ambiente Brasil registrou o terceiro maior aumento na geração de energia solar São Luís 22/04/2025 – 15:54 Leila Santos / Liliane Farias Gabriel Corrêa – repórter da Rádio Nacional Energia Limpa Energia Solar terça-feira, 22 Abril, 2025 – 15:54 1:22

Adicionar aos favoritos o Link permanente.