Papa Francisco pediu fim da violência em Gaza em artigo de opinião póstumo

Antes de sua morte na segunda-feira (21), o papa Francisco pediu o fim do “ciclo de violência e retaliação” no Oriente Médio, em um artigo de opinião publicado postumamente na revista The Parliament nesta terça-feira (22).

Intitulado “O derramamento de sangue na Palestina/Israel deve acabar”, o pontífice pediu paz em toda a Terra Santa, um lugar que, segundo ele, testemunhou “guerras atrozes, resultando em um rio de sangue que não cessa”.

Francisco, que há muito criticava a guerra de Israel em Gaza e frequentemente pedia um cessar-fogo no enclave, descreveu a guerra como uma “ilusão”, que traz morte e destruição em vez de uma solução.

“Construir a paz exige coragem, muito mais do que a guerra”, escreveu ele, enfatizando a necessidade de força por meio da paz.

“Infelizmente, com muita frequência na história da humanidade, aqueles que propõem a paz são vistos como fracos, enquanto aqueles que se armam até os dentes são apresentados à sedução de serem fortes e estarem no comando. Isso também é uma grande ilusão”, ele acrescentou no texto.

O papa Francisco reiterou seu apoio a uma solução de dois Estados, “que prevê um Estado de Israel e um Estado da Palestina vivendo lado a lado em paz, segurança e reconhecimento mútuo”, ele afirmou.

“A ambos os povos e à comunidade internacional, eu diria: Deus e as gerações futuras nos julgarão não por quantos inimigos derrotamos, mas por quantas vidas salvamos”, concluiu.

Morte do papa Francisco

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013.

Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

O pontífice de 88 anos morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21).

O documento, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã da segunda-feira (21).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco pediu fim da violência em Gaza em artigo de opinião póstumo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.