Conheça o arcebispo brasileiro responsável pelo funeral do papa e conclave

Compondo o alto escalão administrativo da Igreja Católica, o arcebispo brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari  é um dos responsáveis por organizar o funeral do papa Francisco, além do evento que vai definir o próximo pontífice, chamado conclave.

Natural de Sertãozinho, interior de São Paulo, dom Ilson, de 65 anos, ocupa o posto de vice-camerlengo do Vaticano, ligado à Câmara Apostólica. Seu nome foi escolhido por Francisco em maio de 2020.

O cargo é o segundo mais alto na hierarquia administrativa da Igreja, ficando atrás apenas do cardeal irlandês-americano e camerlengo Kevin Farrell, que cuida temporariamente da cúria até a escolha do novo papa.

 

Quem é dom Ilson de Jesus


Dom Ilson é vice-camerlengo e será responsável pelo funeral do papa Francisco, além do conclave • Divulgação/Arquidiocese de Ribeirão Preto

Ilson de Jesus Montanari nasceu na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, em 18 de julho de 1959.

Em agosto de 1989, aos 30 anos, dom Ilson entrou pela primeira vez para Igreja e foi consagrado padre na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), mesma cidade onde estudou direito, economia e filosofia. Quatro anos antes, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Mais de vinte anos depois, em outubro de 2013, ele foi nomeado por Francisco aos 54 anos para secretário do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por auxiliar o papa com a nomeação de novos bispos e a criação de dioceses, unidades territoriais administradas por um bispo.

Ainda em outubro do mesmo ano, ele foi nomeado arcebispo titular Caput Cilla, antiga diocese romana que, apesar de não existir mais, é considerada uma sede titular pela Igreja. Um mês depois se tornou bispo ordenado.

O brasileiro foi indicado para ser Secretário do Colégio de Cardeais ainda aos 54 anos, em janeiro de 2014, também por Francisco. O Colégio Cardinalício é responsável por auxiliar o camerlengo e é composto pelos cardeais da Igreja Católica.

Apesar de integrar hoje um posto alto na administração da Igreja, dom Ilson ainda é oficialmente secretário do Dicastério.

Dom Ilson de Jesus mora hoje na Casa Paolo VI, fundação que acolhe clérigos e funcionários da cúria romana, na capital da Itália.

Junto a Farrell e ao também vice-camerlengo Pier Luigi Celata, o brasileiro era um funcionário direto do papa e cuida dos preparativos para o funeral. O corpo do pontífice poderá ser visitado a partir da quarta-feira (23) até o sábado (26) na Basílica de São Pedro, no Vaticano, quando a cerimônia será iniciada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça o arcebispo brasileiro responsável pelo funeral do papa e conclave no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.