O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na terça-feira (22), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará a Rússia e a China no início de maio. As viagens já haviam sido sinalizadas por Lula depois de sua passagem pela Ásia em março, quando esteve no Japão e no Vietnã.
A convite do presidente russo, Vladimir Putin, Lula deve participar das celebrações do 80º aniversário do Dia Da Vitória em Moscou, no próximo dia 9.
A data marca o triunfo da então União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ou Grande Guerra Patriótica, como o conflito ficou conhecido pelos soviéticos.
A jornada de Lula pela Rússia, prevista para começar no dia 8, deve se estender até 10 de maio. Dois dias depois, o chefe do Executivo é esperado em Pequim, na China. No país asiático, o petista deve marcar presença no encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com os chineses.
A passagem de Lula pela China deve se encerrar em 13 de maio, encerrando o giro internacional do presidente.
*Com informações de Basília Rodrigues, da CNN, em Brasília
Este conteúdo foi originalmente publicado em Itamaraty confirma viagens de Lula à Rússia e China; veja agenda no site CNN Brasil.