A gigante chinesa de veículos elétricos BYD já superou a líder histórica Tesla nas vendas de veículos eletrificados. E agora está mirando os carros esportivos de luxo.
A fabricante revelou nesta quarta-feira (23) o Z, um novo modelo azul-profundo chamativo da linha premium Denza, que aponta para as ambições da empresa de rivalizar com marcas ocidentais de alto padrão como Porsche e Mercedes-Benz.
O lançamento foi realizado na abertura da Feira de Automóveis de Xangai, maior evento automobilístico da China – que atraiu dezenas de montadoras nacionais e estrangeiras, além de uma multidão de jornalistas, para um amplo centro de exposições no polo financeiro do país.
Antes de ser revelado, o Denza Z permaneceu coberto por uma capa preta no salão de exposições. Acompanhado por sua comitiva, o fundador da BYD e um dos empresários mais celebrados do país, Wang Chuanfu, foi visto no local.
As montadoras disputaram atenção com displays chamativos apresentando seus modelos mais recentes e conferências de imprensa simultâneas anunciando novos lançamentos.
O encontro de 10 dias destaca o poder tecnológico do próspero e competitivo setor de veículos elétricos da China, que surpreendeu os rivais ocidentais não apenas com a velocidade de sua inovação e crescimento, mas também com a qualidade de suas ofertas.
Disputas no setor de veículos elétricos
Apesar da indústria automobilística global ter sido afetada pelas tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre importações de carros para os Estados Unidos, o setor de veículos elétricos da China é um dos mais aquecidos — com marcas globais buscando oportunidades para recalibrar estratégias, incluindo o fortalecimento de parcerias, para tentar recuperar sua antiga posição dominante no maior mercado automobilístico do mundo.
A BYD é a líder incontestável no setor de veículos elétricos da China, e superou a Tesla nas vendas globais no ano passado. A empresa continua ampliando sua vantagem sobre a fabricante americana no mercado doméstico, onde a grande maioria de seus carros é vendida.
Na terça-feira, a Tesla reportou uma queda maior que a esperada na receita trimestral, enfrentando obstáculos incluindo a escalada da guerra comercial de Trump e uma reação negativa dos consumidores sobre o papel do CEO da empresa, Elon Musk, no governo americano.
As vendas totais da Tesla caíram 9%, e o seu principal negócio, a venda de carros, teve queda de 20%. O lucro líquido, a definição mais rigorosa de sua lucratividade, despencou 71% em comparação com o ano anterior.
O Denza Z tem sido muito aguardado desde que imagens do protótipo vazaram online no início deste ano, e um executivo da empresa confirmou que o modelo seria “maximizado em tecnologia e luxo”.
Iniciada há mais de uma década como uma joint venture com a Mercedes, mas agora totalmente controlada pela BYD, a marca Denza foi lançada na Europa no início deste mês.
Enquanto a marca principal BYD é conhecida por seus veículos elétricos e híbridos mais acessíveis, a linha Denza ilustra as ambições da empresa de expandir seu portfólio e usar seus extensos recursos para mirar outros segmentos do mercado, de acordo com analistas.
“A BYD só sabe jogar no ataque. Seus lançamentos consistentes e frequentes de veículos e recursos mantêm seus concorrentes na defensiva, enquanto sua estrutura de custos mais baixa da categoria permite que precifiquem seus produtos de forma muito mais agressiva”, afirmou Tu Le, fundador e diretor-gerente da consultoria Sino Auto Insights, à CNN.
O lançamento do Denza ocorre em um momento vulnerável para a Porsche, que não conseguiu “encontrar um fundo” em seu declínio de vendas na China, acrescenta Tu.
A fabricante alemã de carros esportivos de luxo revelou em seu relatório anual de 2024 que suas vendas no país caíram 28% no ano passado, em comparação com 2023, e atribuiu o resultado à “contínua situação econômica desafiadora”.
A CNN entrou em contato com a BYD para obter informações sobre o preço do Denza Z. No mês passado, o SUV N9, carro-chefe da linha de alto padrão Denza, foi colocado à venda com preço inicial de 389.800 iuanes (pouco mais de US$ 53 mil). Em comparação, o popular SUV Song Plus da BYD, um modelo mais básico, começa em torno de US$ 18,5 mil.
BYD mantém trajetória de alta
A BYD também vende veículos elétricos de luxo sob o selo Yangwang, uma marca no segmento premium de 1 milhão de iuanes (US$ 137 mil) que, no início deste mês, ultrapassou o marco simbólico de venda do seu 10.000º veículo. O modelo mais recente, o SUV U8L, foi lançado nesta quarta-feira na Feira de Xangai.
Os novos lançamentos chegam no que já tem sido um ano excepcional para a empresa com sede em Shenzhen. Já sendo a principal montadora da China, a BYD estabeleceu uma meta ambiciosa de dobrar suas vendas fora da China para mais de 800 mil carros em 2025.
A fabricante chinesa planeja manter sua vantagem de custos montando veículos em mercados locais, afirmou o presidente da empresa durante um anúncio de resultados no mês passado, segundo a Reuters.
A União Europeia impôs no ano passado pesadas tarifas sobre importações de veículos elétricos da China, alegando subsídios injustos no mercado chinês. Uma tarifa de 100% imposta pelo governo Biden no ano passado praticamente barrou competidores chineses do mercado americano – mesmo antes de Washington e Pequim entrarem em sua atual guerra comercial.
Mas o ano de 2025 já registrou diversos avanços para a empresa, que, no ano passado, respondeu por aproximadamente um terço das vendas de veículos eletrificados da China, incluindo híbridos.
Em fevereiro, a BYD lançou o “God’s Eye” (“Olho de Deus”), um sistema avançado de assistência ao motorista que rivaliza com o recurso Full Self-Driving da Tesla, sem custo adicional para a maioria de seus carros na China.
No mês passado, a empresa apresentou uma tecnologia de carregamento de bateria que, segundo afirma, adiciona 400 quilômetros de autonomia em cinco minutos, superando os Superchargers da Tesla, que levam 15 minutos para adicionar 320 quilômetros.
O ritmo e a competitividade do mercado chinês foram destacados nesta semana, quando a Contemporary Amperex Technology (CATL), da China, maior produtora mundial de baterias para veículos elétricos, revelou uma bateria aprimorada que promete uma autonomia ainda maior, de 515 quilômetros, superando a tecnologia de ponta da rival BYD.
A BYD registrou um aumento de 60% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, vendendo pouco mais de 1 milhão de veículos de energia nova nos primeiros três meses de 2025 – incluindo carros movidos a bateria, híbridos e veículos comerciais, segundo cálculo da CNN baseado em seu último relatório à bolsa de valores.
A empresa teve vendas de US$ 107 bilhões em 2024, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, com entregas de 4,27 milhões de carros, incluindo híbridos.
Em comparação, a receita da Tesla em 2024 foi de US$ 97,7 bilhões, com entregas de 1,79 milhão de veículos movidos a bateria. As entregas anuais da empresa diminuíram pela primeira vez no ano passado em 1,1%. A Tesla manteve 6,1% de participação no mercado doméstico, segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros.
A BYD fabrica tanto carros movidos a bateria como híbridos, enquanto a Tesla produz apenas veículos totalmente elétricos movidos a bateria. As remessas de veículos elétricos movidos a bateria da montadora chinesa, de 1,76 milhão de unidades, ficaram ligeiramente abaixo das da Tesla.
Quanto custa um carro elétrico BYD no Brasil?
Este conteúdo foi originalmente publicado em BYD desafia Porsche e Mercedes com novo modelo de luxo Denza Z no site CNN Brasil.