Baixar
Tocar
A menos de sete meses para a COP 30, em Belém do Pará, o presidente Lula e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres se reuniram com líderes mundiais, durante a Cúpula Virtual sobre Ambição Climática, nesta quarta-feira, para mobilizar as nações e blocos econômicos pela agenda climática.
Diretamente de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Guterres defendeu a transição energética. Após o encontro, ele afirmou que “nenhum grupo ou governo pode deter a revolução da energia limpa” e “o caminho para sair do inferno climático é pavimentado pelas energias renováveis”. O secretário da ONU também disse que incentiva os países desenvolvido a ajudarem na transição energética daqueles em desenvolvimento.
O encontro por videoconferência foi privado. Do Brasil, o presidente Lula anunciou que o país vai lançar, na COP 30, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, para “remunerar países em desenvolvimento que preservam suas florestas”. A iniciativa vai seguir a mesma linha da Aliança Global Contra a Fome, lançada no G20, no ano passado, no Rio de Janeiro.
Após o encontro, no Palácio do Planalto, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, citou outros assuntos considerados relevantes pelo presidente Lula.
Já o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou que o presidente Lula “reafirmou o compromisso do Brasil com a construção de um novo modelo de desenvolvimento baseado em prosperidade econômica, sustentabilidade ambiental e inclusão social”.
Ao se dirigir aos participantes da Cúpula Virtual sobre Ambição Climática, Lula fez um apelo para a “implementação dos compromissos climáticos”. Para ele, o “planeta já está farto de promessas não cumpridas” e o retrocesso do mundo sobre o assunto se deve às “guerras, corridas armamentistas e cortes na ajuda ao desenvolvimento”.
O presidente brasileiro ainda foi enfático ao dizer que “negar a crise climática não vai fazê-la desaparecer” e que é preciso “assegurar o multilateralismo e a cooperação internacional” na resposta global à mudança do clima.
O encontro foi promovido pela ONU e o governo brasileiro, e teve a participação de 17 líderes mundiais, como os presidentes da China, Xi Jinping; do Conselho da União Europeia, António Costa; e a da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entre outros.

Meio Ambiente Secretário-geral da ONU defendeu transição energética Brasília 23/04/2025 – 16:22 Nadia Faggiani / Liliane Farias Sayonara Moreno – repórter da Rádio Nacional COP 30 ONU Lula quarta-feira, 23 Abril, 2025 – 16:22 3:56