Onça devora caseiro no MS: relembre ataques mortais e “avistamentos”

O governo do Mato Grosso do Sul (MS) determinou a busca pela onça-pintada que matou o caseiro Jorge Avalo, na região de mata de Touro Morto (MS), a cerca de 230 km da capital Campo Grande (MS). Apesar de raros, tragédias com animais selvagens já aconteceram no Brasil; relembre os casos.

A morte do caseiro Jorge Avalo, na região de mata de Touro Morto (MS), a cerca de 230 km da capital Campo Grande (MS) é a primeira pelo felino em 17 anos no Pantanal. Apesar de raros, tragédias com animais já aconteceram em todas as regiões do Brasil; relembre os casos. 

Um dos casos que mais chamou atenção da população foi do menino José Miguel Júnior, de apenas 6 anos. Em 2000, a criança passeava pelo circo em Jaboatão dos Guararapes (PE) depois de um espetáculo quando foi atacada e morta por leões.

Em 2008, um jovem foi atacado por uma onça em Cáceres (MT) e morreu após ser socorrido. Desde então, sete ataques não fatais de onças aconteceram no Pantanal, de acordo com Diego Viana, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Outra criança, de onze anos, foi atacada por um tigre em um zoológico de Cascavel (PR), em 2014. O garoto foi internado na ala pediátrica do Hospital Universitário da cidade, teve o braço amputado e sobreviveu. 

Neste ano, um pescador de 45 anos, Adilso Carneiro, foi atacado por um jacaré em Repartimento do Limão, na área rural de Barreirinha, interior do Amazonas. O réptil mordeu o braço do homem e girou “violentamente”, de acordo com testemunhas, o que deixou o homem gravemente ferido e o levou ao amputamento do membro.

No nordeste brasileiro, ataques de tubarões deixam banhistas feridos no litoral, principalmente em Pernambuco. Desde 1992, quando o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) começou a documentar os ataques em Pernambuco, já foram registrados 77 ataques de tubarão.

Onças pela cidade 

No Brasil, avistamentos de onças pintadas em áreas urbanas têm sido registrados por moradores.

Em Maranhão, uma onça-pintada tentou entrar em um condomínio residencial e foi flagradas por câmeras de segurança do condomínio residencial, em março deste ano. A onça, aparentemente desorientada, passou cerca de dois minutos desfilando em frente às câmeras.


Em Santana do Paraíso (MG), no interior de Minas Gerais, uma onça parda foi resgatada dentro de uma casa, no ano passado. Para garantir que a onça não escapasse, uma grade foi colocada no corredor para contê-la. Em 2023, uma onça suçuarana foi encontrada, na garagem de uma residência na cidade de Varjão de Minas (MG), a cerca de 385 quilômetros da capital Belo Horizonte (MG).

Um gato-maracajá, conhecido como “gato onça” pela sua aparência, foi no quintal de uma casa, em Missão Velha (CE), no ano passado. O animal foi avistado em um sítio por moradores, que chamaram ajuda dos agentes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Onça devora caseiro no MS: relembre ataques mortais e “avistamentos” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.