Milhares de pessoas estão se despedindo do papa Francisco no velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia continuará até esta sexta-feira (25).
No sábado (26), será realizado do funeral do pontífice. Ele começará às 10h, no horário local (5h de Brasília) e contará com forte esquema de segurança em Roma.
Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e se tornará o primeiro papa em cerca de um século a ser enterrado fora do Vaticano.
Autoridades esperam que mais de 200 mil pessoas compareçam ao funeral, incluindo diversos chefes de Estado e integrantes de realezas.
Os fiéis devem ficar tanto na Praça de São Pedro quanto no trajeto até a Basílica de Santa Maria Maggiore, que é de cerca de quatro quilômetros.
Veja cronograma do funeral do papa Francisco:
Sexta-feira (25)*
- 14h – Fim da visitação pública no velório
- 15h – Caixão é lacrado
*horários de Brasília
Sábado (26)*
- 5h às 7h30 – Missa das Exéquias
- 8h – Procissão chega à Basílica de Santa Maria Maggiore; Homenagem dos pobres
- Cerimônia fechada – Sepultamento
*horários de Brasília
Detalhes do funeral do papa Francisco
No sábado, com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício (integrante mais velho do grupo), iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias (cerimônia para os católicos falecidos), a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro.
Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.
Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, a principal do Vaticano.
Após a cerimônia, que deve contar com a presença de autoridades e líderes mundiais, o caixão será levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde a cerimônia de sepultamento será realizada.
O Vaticano informou que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam ao local de sepultamento para prestar a última homenagem ao pontífice.
Já na capela, Diego Ravelli, mestre das cerimônias apostólicas, fará uma nova oração em latim. Então, selos do Vaticano serão colocados sobre o caixão, que será depositado na tumba, recebendo água benta em seguida.
O notário do Capítulo Libérico lavra a escritura autêntica que certifica o sepultamento e a lê aos presentes.
O documento é então assinado pelo cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, pelo Regente da Casa Pontifícia, pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e, finalmente, pelo notário.
Papa pediu túmulo simples em testamento
No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.
Vaticano mostra como será túmulo do papa Francisco
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) como será o túmulo do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore. A agência oficial de notícias da Santa Sé publicou uma foto do projeto, na qual é possível ver alguns detalhes.
O túmulo será feito em mármore e trará apenas a inscrição “FRANCISCUS” — um pedido do próprio papa em seu testamento — e a reprodução de sua cruz peitoral.
O local da sepultura do Papa foi preparado em um nicho da nave lateral da Basílica, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, e está localizada próximo ao Altar de São Francisco.
Veja imagens da vida do papa Francisco:
-
1 de 12Papa Francisco após Conclave em 2013. • Getty Images
-
2 de 12Papa Francisco posa para foto com sem-tetos em centro de vacinação contra a Covid-19 em Roma • Foto: Imprensa Oficial da Santa Sé
-
3 de 12O Papa Francisco é saudado por fiéis ao chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). O pontífice celebrará uma missa na basílica para cerca de 15 mil pessoas. Do lado fora, telões foram instalados para acompanhar a celebração.
Brasil, Aparecida, SP, 24/07/2013. • MIGUEL SCHINCARIOL/AE/AE/Código imagem:139809
-
-
4 de 12O papa emérito Bento e o papa Francisco em 2020
28/11/2020 • Vatican Media/Handout via REUTERS -
5 de 12Papa Francisco encontra-se com jovens em Jacarta, Indonésia
04/09/2024 • REUTERS/Guglielmo Mangiapane -
6 de 12Papa Francisco e Javier Milei conversam durante cerimônia de canonização da primeira santa argentina • Reuters
-
-
7 de 12Papa Francisco chega em Lisboa para Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal
02/08/2023 • REUTERS/Pedro Nunes -
8 de 12Rei Charles e rainha Camilla se encontram com papa Francisco • MÍDIA DO VATICANO
-
9 de 12Papa Francisco durante encontro pela paz em Verona, na Itália • Reuters
-
-
10 de 12Papa Francisco se encontra com presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano • 13/5/2023 Vaticano/Divulgação via REUTERS/Arquivo
-
11 de 12Lula com o papa Francisco após evento do G7 • 14/06/2024Vatican Media/Handout via REUTERS
-
12 de 12Papa Francisco: ‘Indiferença, egoísmo, divisão e esquecimento são palavras que devem ser banidas’ • Foto: Andreas Solaro/Pool via Reuters
-
Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Funeral do papa Francisco: Veja cronograma e detalhes da cerimônia no site CNN Brasil.