O Nu México, subsidiária do Nubank, anunciou nesta quinta-feira (24) ter recebido aprovação de licença bancária pela Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários (CNBV).
Desse modo, a marca se torna a primeira Sociedade Financeira Popular (Sofipo) a obter aprovação para se transformar em banco.
“A aprovação da licença bancária do Nu México é um reconhecimento do nosso sólido modelo de negócios e compromisso com a inclusão financeira. Atualmente, o Nu já conquistou a confiança de mais de 10 milhões de clientes, quase um quarto da população bancária do México“, afirmou Iván Canales, gerente geral do Nu México.
“Com este marco, continuaremos trabalhando para fortalecer nossa oferta diferenciada, que já teve um impacto significativo no México ao promover o hábito de guardar dinheiro e melhorar o acesso ao crédito”, pontuou.
Para completar a transformação em banco, o Nu México passará por auditoria regulatória antes de obter autorização para iniciar as operações.
A avaliação da subsidiária do Nubank é de que a aprovação abre caminho para expansão de seu portfólio de produtos, o que seria uma oportunidade-chave para aumentar a inclusão financeira no México.
A empresa sinalizou, por exemplo, para a introdução da conta salário, recurso utilizado por apenas 36% dos adultos mexicanos, segundo a Pesquisa Nacional de Inclusão Financeira de 2024, que estão concentrados em quase 90% em apenas cinco bancos.
“O México é um pilar fundamental da nossa estratégia global. Investimos mais de US$ 1,4 bilhão no mercado, não apenas em crescimento, mas também para impulsionar a inovação e elevar os padrões do setor financeiro local”, afirmou David Vélez, CEO e fundador do Nubank.
“Nossa missão de desafiar o status quo em benefício de nossos clientes nos levou a ser pioneiros na transição de Sofipo para banco, um marco que confiamos que estimulará ainda mais a inovação e a concorrência no México.”
60% dos brasileiros de baixa renda não têm cartão de crédito
Este conteúdo foi originalmente publicado em Subsidiária do Nubank no México recebe aprovação para operar como banco no site CNN Brasil.