Trump chama Harvard de ‘instituição antissemita de extrema esquerda’ e ‘ameaça à democracia’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou novamente nesta quinta-feira (24) Harvard, que chamou de “instituição antissemita de extrema esquerda”, em um momento em que a prestigiosa universidade luta nos tribunais contra o congelamento de fundos decretado por seu governo.

Desde seu retorno à Casa Branca, Trump aplica uma campanha de pressão sem precedentes contra as universidades sob o pretexto de que permitem o antissemitismo, o racismo contra brancos com suas políticas de diversidade e a promoção da “ideologia de gênero” ao proteger alunos trans.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O governo republicano ameaçou várias das universidades mais prestigiosas do país com o congelamento de fundos e outras punições, o que provoca preocupação pela liberdade acadêmica. Também tomou medidas para revogar vistos e deportar estudantes estrangeiros envolvidos nos protestos para pedir o fim da guerra de Israel em Gaza.

“Harvard é uma ameaça à democracia” e “um desastre liberal”, disse Trump, que reclamou que a universidade tenha admitido estudantes “de todo o mundo que querem destruir” os Estados Unidos. Após se recusar a cumprir as novas diretrizes governamentais, Harvard, que teve pelo menos 2,2 bilhões de dólares (12,5 bilhões de reais, na cotação atual) em financiamento federal congelados, apresentou na segunda-feira uma ação judicial contra o governo Trump.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.