PF fecha garimpos que exploravam área equivalente a 240 campos de futebol

A Polícia Federal (PF) fechou dois garimpos ilegais de ouro nesta quinta-feira (24), que juntos exploravam uma área equivalente a aproximadamente 240 campos de futebol. Os locais estavam situados nas proximidades da Rodovia BR-155, entre os municípios de Rio Maria e Xinguara, no sul do Pará.

A operação, batizada de “Alquimia”, foi deflagrada para combater crimes ambientais e resultou na apreensão de 12 retroescavadeiras utilizadas na escavação do solo. Também foram apreendidos dois quilos de mercúrio e duas caminhonetes.

De acordo com as investigações, nesses garimpos podem ter sido extraídos ilegalmente cerca de 440 quilos de ouro. A PF estima que os danos socioambientais, somados ao valor do minério retirado, representem um prejuízo potencial de até R$ 800 milhões.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na exploração ilegal, bem como os compradores do ouro extraído.

A operação recebeu o nome de “Alquimia” porque teve início a partir da apuração de um garimpo de cobre, mas acabou revelando uma extensa área degradada por mineração ilegal de ouro. O nome faz alusão à antiga crença dos alquimistas de que seria possível transformar metais comuns, como o cobre, em ouro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PF fecha garimpos que exploravam área equivalente a 240 campos de futebol no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.