Rússia amplia ataques híbridos contra a Holanda e aliados europeus, alerta serviço de inteligência

A Rússia tem ampliado seus ataques híbridos com o objetivo de desestabilizar a sociedade na Holanda e em outros países europeus, segundo relatório anual divulgado nesta semana pela agência de inteligência militar holandesa (MIVD). De acordo com o documento citado pela Reuters, hackers russos já chegaram a invadir o sistema digital de um serviço público holandês, em uma ação identificada pela primeira vez pela agência.

“A ameaça russa contra a Europa está aumentando, inclusive após um possível fim da guerra contra a Ucrânia”, afirmou Peter Reesink, diretor da MIVD, ao comentar os dados do relatório. O chefe da agência ressaltou que “o conflito na zona cinzenta entre guerra e paz se tornou uma realidade. Cada vez mais, atores estatais tentam minar nossa sociedade com ataques híbridos. A Rússia, especialmente, está cada vez mais disposta a correr riscos”.

Hacker: Rússia tem países europeus como alvo preferencial (Foto: Stillness InMotion/Unsplash)

Segundo o serviço de inteligência, além da ofensiva contra o setor público, foi identificada uma operação cibernética russa contra a infraestrutura crítica da Holanda, o que pode indicar uma preparação para atos de sabotagem. As ameaças híbridas, segundo o MIVD, envolvem desde ataques cibernéticos e campanhas de desinformação até sabotagem física de instalações estratégicas.

O relatório reforça ainda preocupações anteriores sobre o mapeamento de infraestruturas no Mar do Norte por entidades russas, com foco em espionagem e possíveis ataques contra cabos de internet, fornecimento de água e redes de energia. Essas ações seriam parte de uma estratégia mais ampla para comprometer a segurança europeia.

Em novembro do ano passado, o chefe da inteligência estrangeira britânica acusou a Rússia de conduzir uma “campanha de sabotagem incrivelmente imprudente” no continente, envolvendo ataques cibernéticos e até incêndios criminosos com ligações ao governo de Moscou. A Rússia, por sua vez, negou envolvimento em tais ações, classificando as acusações como “infundadas e não comprovadas”.

A MIVD alertou que a escalada desses ataques híbridos pode continuar mesmo em um cenário de eventual cessar-fogo entre Moscou e Kiev, mantendo a Europa sob constante ameaça de novas tentativas de desestabilização.

O post Rússia amplia ataques híbridos contra a Holanda e aliados europeus, alerta serviço de inteligência apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.