Golpes via WhatsApp com clonagem das contas, falsas vendas e centrais telefônicas são algumas das modalidades usadas pelos grupos criminosos detidos na quarta fase da Operação Cyberconnect, realizada pela Polícia Civil de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. No total, 75 pessoas foram presas e 181 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades do interior paulista como Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e no Estado do Espírito Santo.
De acordo com o delegado a frente das investigações, Everson Contelli, foram localizados membros de diversas células, nem todas conectadas entre si, mas que agiam provocando prejuízos em diversas vítimas de todo o país. Conforme o delegado, um dos crimes lesou uma pessoa em R$ 1,5 milhão que caiu no golpe. “A Cyberconnect na fase quatro focou na governança digital, uma atuação que demonstra que a internet não é uma terra sem lei, o que vai ao encontro das metas governamentais de redução da criminalidade”, destacou o delegado.

Os detidos vão responder pelos crimes de estelionato, extorsão e roubo de identidade. Durante as buscas foram apreendidos celulares, computadores, cartões, documentos e veículos, sendo que muitos deles são de luxo. A polícia solicitou à justiça o bloqueios e sequestros de bens.