ROMA, 26 ABR (ANSA) – Um grupo ambientalista expôs uma faixa de protesto nas arcadas de Coliseu durante a passagem do cortejo fúnebre do papa Francisco pelo centro histórico de Roma.
O manifesto exibia a frase “Desarmar a Terra”, repetida inúmeras vezes pelo finado pontífice, que tinha a causa ecológica e a defesa intransigente da paz como algumas de suas principais bandeiras.
A ação é de autoria do grupo Extinction Rebellion (“Rebelião da Extinção”, em tradução livre), que disse que a faixa foi removida pela “segurança”.
“Apesar de todas as seis pessoas [envolvidas no protesto] terem fornecido documentos e não terem oposto resistência de nenhum tipo, foram transferidas sem motivo para a delegacia”, disse o movimento, que quis denunciar “a hipocrisia de chefes de Estado, ministros e expoentes partidários”.
Segundo o grupo, os mesmos líderes que agora celebram a mensagem do papa Francisco a ignoraram ou até a atrapalharam enquanto ele estava vivo.
“Era uma mensagem que falava de paz e justiça climática.
Exatamente o oposto das políticas italianas e americanas, que estão aumentando dramaticamente as despesas militares e colocando obstáculos à transição ecológica”, afirmou o Extinction Rebellion, acrescentando que “desarmar a Terra” é um “imperativo moral”. (ANSA).