Hamas propõe libertar reféns e 5 anos de trégua

CAIRO, 26 ABR (ANSA) – O Hamas propôs neste sábado (26) a Israel a libertação de todos os reféns que ainda mantém na Faixa de Gaza, além de cinco anos de trégua. A declaração foi dada por um alto funcionário do grupo fundamentalista à AFP.   

“O Hamas está pronto para uma troca de prisioneiros em um único lote e uma trégua de cinco anos”, disse a autoridade à AFP sob condição de anonimato, enquanto uma delegação da milícia árabe deverá se reunir com mediadores no Egito ainda hoje.   

Nesta manhã, forças israelenses voltaram a bombardear Gaza, matando ao menos 17 pessoas e deixando mais de 20 desaparecidos.   

De acordo com a Defesa Civil palestina, o pior ataque aconteceu ao amanhecer contra uma residência localizada no bairro de Al-Sabra, na Cidade de Gaza.   

“Dez mártires [apenas na habitação] e cerca de 20 desaparecidos devido ao bombardeio na casa da família Al-Khour”, declarou à AFP Mohammed Al-Moughair, um funcionário da Defesa Civil.   

Até o momento, Israel não comentou os ataques e nem a proposta lançada pelo Hamas.   

Após dois meses de cessar-fogo, o governo israelense rompeu a trégua no último 18 de março e voltou a atacar o enclave, matando, desde então, cerca de 2 mil palestinos, enquanto o número de óbitos desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023, chega a 51,4 mil.   

O conflito foi deflagrado após os atentados terroristas do Hamas, que deixaram 1,2 mil mortos em Israel. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.