O cardeal Giovanni Re, decano do Colégio dos Cardeais, incluiu uma frase em sua homilia para o papa Francisco que pode ser interpretada como uma referência às duras críticas do pontífice ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“‘Construam pontes, não muros’ foi uma exortação (de Francisco) repetida muitas vezes, e seu serviço de fé como Sucessor do Apóstolo Pedro sempre esteve ligado ao serviço da humanidade em todas as suas dimensões”, disse o cardeal perto do final da homilia, com Trump entre a plateia repleta de líderes mundiais que estavam ouvindo.
Como Re disse, Francisco se manifestou contra os muros em diversas ocasiões, chamando os planos do presidente americano para um muro na fronteira EUA-México de “não cristãos” em fevereiro de 2016.
“Quem pensa apenas em construir muros, onde quer que estejam, e não em construir pontes, não é cristão. Isso não é o Evangelho”, disse o papa a jornalistas que pediram sua opinião sobre as propostas de Trump para deter a imigração ilegal nos EUA.
Mais tarde naquele ano, dois dias antes da eleição americana que elegeu Trump presidente pela primeira vez, o pontífice alertou contra “muros sociais” e “falsos profetas” que alimentam o medo e a intolerância na política.
Em janeiro de 2019, em uma visita ao Panamá, Francisco disse a milhares de católicos reunidos para vê-lo que “os construtores de muros semeiam medo” e “dividem as pessoas”.
Poucos meses depois, o papa declarou que “aqueles que constroem muros se tornarão prisioneiros dos muros que ergueram… isso é história”.
Adeus ao papa Francisco
O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de pontífice em março de 2013.
Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu aos 88 anos, após sofrer um AVC, seguido de uma falência cardíaca irreversível.
O funeral de Francisco aconteceu neste sábado (26) e durou cerca duas horas e dez minutos, reunindo mais de 250 mil pessoas e chefes de Estado do mundo inteiro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Críticas do papa Francisco contra Trump foram relembradas durante homilia no site CNN Brasil.