Maestro João Carlos Martins revela diagnóstico de câncer agressivo

O maestro João Carlos Martins revelou neste domingo, 27, que foi diagnosticado com um câncer agressivo na próstata em março. Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, o regente de 84 anos contou que, dias após o diagnóstico, passou por uma cirurgia de emergência — que até então não havia sido divulgada.

Ele descreveu o momento do diagnóstico como “devastador” e afirmou que o pós-operatório foi o mais drástico que já enfrentou, apesar de seu histórico de mais de 30 cirurgias, principalmente nas mãos. “Eu nunca vivi algo tão dramático”, relatou o maestro que sofre de distonia focal, distúrbio que causa contrações involuntárias nas mãos.

Martins acredita estar curado após a retirada do tumor. “O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso”, afirmou.

‘Operação de guerra’

Durante a recuperação, João Carlos enfrentou uma grave obstrução intestinal e precisou de um procedimento de emergência descrito por ele como uma “operação de guerra” que durou 24 horas. “Foi a pior noite da minha vida. Fiquei traumatizado”, contou.

Apesar das dificuldades, João Carlos Martins mantém sua agenda de concertos e afirma: “Não tenho medo da morte”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.