Porto Alegre confirma terceira morte por dengue neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta sexta-feira (25), a terceira morte por dengue em Porto Alegre neste ano. Segundo a pasta, a vítima era uma mulher de 26 anos, que tinha comorbidades.

Os primeiros sintomas teriam aparecido no fim de março. No dia 5 de abril, a mulher foi transferida para UTI por conta de broncopneumonia e síndrome neuroléptica maligna. A morte dela ocorreu em 13 de abril.

Além deste caso, Porto Alegre já havia registrado a morte de outras duas mulheres por complicações da dengue, uma de 59 e outra de 72 anos, ambas com comorbidades. A prefeitura informou que quatro mortes suspeitas seguem em investigação.

A Capital Gaúcha registra 5.259 casos de dengue desde o início do ano. A cidade identificou três dos quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV1, DENV2 e DENV3. A presença simultânea de múltiplos sorotipos aumenta o risco de casos graves e reforça a necessidade de atenção redobrada à prevenção e ao cuidado com os sintomas.
Porto Alegre está em situação de emergência em saúde pública desde o dia 17 de abril.

Cinco barracas foram disponibilizadas pelo Exército para atendimento de pessoas com sintomas de dengue. Elas devem começar a funcionar nesta segunda-feira (28) e ficam ao lado dos postos Santa Fé, Camaquã, Modelo, Primeiro de Maio e Timbaúva. Os pontos funcionarão como estações de hidratação, ampliando os atendimentos. O horário de funcionamento das tendas será o mesmo das unidades de saúde.

Além disso, um Hospital de Campanha para atender pacientes com sintomas de dengue foi montado na semana passada junto à Unidade de Pronto-Atendimento Moacyr Scliar. A estrutura é fornecida pelo Ministério da Saúde e funciona 24 horas.

Atualmente, a vacinação contra a dengue em Porto Alegre está suspensa por falta de doses, segundo a Prefeitura.

A orientação é para que pessoas com sintomas leves — como febre, dor de cabeça e dor no corpo — procurem atendimento na unidade de saúde de referência.

Em casos com sinais de alerta, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, o ideal é buscar atendimento imediato em uma UPA ou pronto atendimento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Porto Alegre confirma terceira morte por dengue neste ano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.