Segundo estudo publicado pela Ilumeo, 62% dos torcedores se recordam dos patrocinadores em razão da visibilidade nas camisas de jogo. A pesquisa foi realizada entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, com 752 entrevistados.
Ainda de acordo com o estudo, 78% dos torcedores conseguem se lembrar espontaneamente de pelo menos um dos patrocinadores de suas equipes.
Além dos patrocínios nos uniformes, a exposição com publicidade em estádios (48%) e na transmissões (37%) também foram mencionadas entre as principais desta memorização.
“O futebol tem uma força gigante de visibilidade, e se bem ativada com ações de experiência customizadas de acordo com o público, possui alto poder de conversão de vendas para as marcas”, explica Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
“O estudo demonstra que a plataforma do esporte é importante e eficiente, e comunica com eficiência. Quanto menor o número de patrocinadores do uniforme, maior é o recall e a eficiência de lembrança”, indica Fábio Wolff especialista em marketing esportivo.
Jordan na Seleção?
Após a informação de que a segunda camisa da Seleção Brasileira para a Copa de 2026 não usará as cores da bandeira do Brasil, o site Footy Headlines cravou nesta segunda-feira (28) que a cor utilizada será vermelha.
Além disso, a Jordan, marca da Nike, estamparia a suposta camisa vermelha.

Número faz diferença?
60% dos fãs disseram não se importar com o número de marcas nas camisas, enquanto 52% se mostraram mais identificados com quem investe em seus clubes.
“É consistente ver que marcas com presença contínua e investimento estratégico no território do esporte tendem a se destacar, como mostram os resultados dessa pesquisa”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Exposição nos uniformes faz torcedores se lembrarem das marcas, diz estudo no site CNN Brasil.