Trump volta a falar em anexar Canadá em dia de eleição no país

WASHINGTON, 28 ABR (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar nesta segunda-feira (28) sobre sua ideia de anexar o Canadá, que foi às urnas para decidir um novo premiê.   

Em uma mensagem nas redes sociais, o republicano desejou “boa sorte” e pediu que a população escolha como próximo primeiro-ministro alguém que “tenha força e sabedoria para reduzir os impostos pela metade”.   

“Elejam o homem que tenha a força e a sabedoria para cortar seus impostos pela metade, aumentar seu poder militar, gratuitamente, para o nível mais alto do mundo, fazer com que suas indústrias de automóveis, aço, alumínio, madeira, energia e todos os outros setores quadrupliquem de tamanho, sem tarifas ou impostos, se o Canadá se tornar o querido 51º estado EUA. Chega de linhas traçadas artificialmente há tantos anos. Vejam como este território seria lindo”, escreveu o mandatário.   

Quase 30 milhões de canadenses foram chamados às urnas para decidir um novo premiê em eleições antecipadas. Originalmente, o pleito deveria acontecer no fim do ano, mas a renúncia de Justin Trudeau, em janeiro, mudou o calendário.   

Após a polêmica publicação de Trump, Pierre Poilievre, líder conservador canadense, pediu ao mandatário americano que “não interferisse na eleição” do vizinho.   

O republicano defende a ideia de anexar o território canadense desde o início de seu mandato, mas diversas autoridades do país descartaram as chances disso se tornar realidade. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.