Fux intima Nikolas para apresentar defesa em 15 dias em ação de injúria contra Lula

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou, nesta terça-feira (3), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para que apresente sua defesa, em um prazo de até 15 dias, no processo em que é acusado de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A acusação é pelo congressista ter chamado Lula de “ladrão” que “deveria estar na prisão” durante a Cúpula Transatlântica da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2023.

Na última terça-feira (27), Nikolas recusou uma proposta de acordo apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso.

A CNN entrou em contato com a equipe do deputado e aguarda retorno a respeito da intimação.

Parecer

De acordo com o deputado, um parecer técnico da Câmara dos Deputados analisou o caso e concluiu que a declaração feita contra Lula está protegida pela imunidade parlamentar.

“Frise-se que tal interpretação jurídica é oriunda justamente da casa criadora do referido instituto, bem como da casa portadora deste último”, escreveu a defesa de Nikolas ao STF.

Na proposta de acordo apresentada pela PGR, estava previsto que Nikolas Ferreira pagasse a quantia de R$ 10 mil. Além disso, o deputado seria obrigado a remover as publicações sobre o tema de seus perfis nas redes sociais.

Como o acusado rejeitou a proposta, o processo tramita normalmente. Após a manifestação da defesa do deputado, os ministros do STF decidirão se recebem ou não a denúncia.

Caso o Supremo decida receber a denúncia, o deputado vira réu e responderá a uma ação penal na Corte.

O julgamento para definir se ele será considerado culpado ou inocente é feito depois da coleta de provas e oitivas de testemunhas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fux intima Nikolas para apresentar defesa em 15 dias em ação de injúria contra Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.