Ensino público: como municípios aumentaram Ideb em até 80%

Acompanhar resultados de perto permite identificar pontos de melhoria e desenhar estratégias mais assertivas para processo de ensino e aprendizagem

Em 2005, o Ministério da Educação (MEC) levantou dados que indicavam como estava a aprendizagem dos estudantes brasileiros no Ensino Básico. Dois anos depois, em 2007, um outro levantamento dava início a uma nova era na educação brasileira: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Por meio dele, escolas, municípios e estados passaram a ter uma visão ampla sobre a qualidade da educação. Melhorar esses números segue sendo um desafio em muitos lugares do país.

Alguns municípios, no entanto, têm sido capazes de, ano a ano, apresentar uma evolução significativa nos resultados. É o caso, por exemplo, de Sorriso, no interior do Mato Grosso. Em 2005, no primeiro levantamento oficial, a nota do município no Ensino Fundamental – Anos Iniciais foi de 3,5. De lá para cá, uma análise cuidadosa dos números e um olhar focado em identificar as possíveis oportunidades de melhoria permitiram que, em 2023, essa nota chegasse a 6,3, o que representa um aumento de 80%. A secretária de Educação de Sorriso, Adriana Ester Reichert Palu, avalia que o resultado é fruto de alguns fatores, entre eles a parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que começou em 2006. “O sistema de ensino nos auxilia na sistematização de conteúdos, formação dos professores de forma presencial e a plataforma é fundamental como uma alternativa de aprendizagem tanto para professores quanto para estudantes. Certamente a nossa parceria faz toda a diferença nos bons resultados que estamos conseguindo”, comemora.

Ensino público de excelência

A Aprende Brasil Educação, responsável pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, atua na educação pública municipal em todo o território nacional, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Na Bett Brasil 2025, o principal destaque da marca são os bons resultados dos municípios parceiros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos indicadores mais importantes para a elaboração de políticas públicas que contribuem para um ensino mais equitativo. De acordo com a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, é preciso acompanhar os resultados das escolas de perto, oferecendo soluções personalizadas para cada caso e ajudando a encontrar novos caminhos sempre que necessário. “Quando se trata de ensino público, não podemos nos conformar com o mínimo. Precisamos implementar nele tudo o que o mercado pode oferecer de melhor e mais moderno, buscando sempre a excelência. Afinal, é nas escolas públicas que está a maior parte dos estudantes brasileiros hoje”, ressalta.

Em 2023, 77% dos municípios parceiros ficaram acima da média nacional dos Anos Iniciais e 74%, acima da média nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Outro caso relevante é o de Tabapuã, no interior paulista, que tinha nota 5,3 no Ensino Fundamental – Anos Iniciais em 2005. A evolução ao longo dos anos foi notável e a nota do município, em 2023, chegou a 7,9, um aumento de quase 50%. Para a secretária de Educação de Tabapuã, Helem Suzi Busnardo Louzada, os resultados expressivos do IDEB no município são fruto de diversos fatores, como a qualidade dos educadores, o currículo bem estruturado e a inclusão. Outro aspecto relevante para a mudança foi a implementação, ainda em 2005, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Aprende Brasil Educação. “Essa parceria também desempenhou um papel importante, oferecendo apoio pedagógico eficaz, o que tem sido fundamental para garantir a clareza no conteúdo e a melhora na qualidade educacional do município”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.