Vinícola familiar do Chile conquista mais um reconhecimento internacional


Enólogo da Tabali foi eleito melhor do ano pelo renomado crítico britânico Tim Atkin. A vinícola chilena Tabali conquistou mais um importante reconhecimento internacional: Felipe Müller, enólogo-chefe da empresa, foi eleito Enólogo do Ano por Tim Atkin, um dos críticos de vinho mais influentes do mundo. O prêmio consta do Chile Special Report 2025, publicação que reúne mais de 1 mil rótulos de 172 vinícolas.
De condução familiar, a Tabali se destaca no setor por produzir vinhos de altíssima qualidade. Os rótulos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Vinícola Tabali
Fundada pelo empresário Guillermo Luksic em 2002 e atualmente comandada por seu filho Nicolás, a Tabali produz exclusivamente vinhos de terroir, isto é, que transmitem com pureza e precisão o lugar de origem.
“Procuramos elaborar vinhos de alta qualidade que demonstrem sua origem e que a serem degustados transportem a pessoa para o solo e clima que caracterizam os vinhedos Tabali. Isso é o que meu pai sempre quis transmitir”, explica Nicolás.
O que torna excepcionais os vinhos Tabali é o terroir diferenciado do Vale de Limarí, constituído de solos calcáreos que antigamente eram o fundo do mar e que estão localizados no norte do Chile entre o Oceano Pacífico, a Cordilheira dos Andes e o deserto do Atacama. A vinícola é pioneira na exploração dessa região.
Em particular, os vinhedos ficam na sub-região de Talinay, onde sopram brisas frias que mantêm temperaturas mais baixas que no restante do vale. Esse terroir especial elabora vinhos minerais e complexos. Ali são plantadas as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Malbec, Cabernet Franc e Syrah.
A vinícola mantém também um vinhedo, chamado de DOM, localizado no Vale de Maipo e próximo da capital Santiago, que também elabora grandes rótulos, como o Tabali DOM Cabernet Sauvignon 2017, que foi agraciado com 96 pontos pelo Guia Descorchados e com 94 pontos pelo renomado crítico James Suckling.
Tabali significa Casa de Pedra no idioma Molle, antigo povo nativo que vivia no norte do país. A região onde fica a vinícola é rica em petróglifos e pictografias e a própria logomarca da vinícola é inspirada num deles.
“Esse prêmio reflete anos de trabalho dedicado, precisão técnica e uma busca constante por expressar a identidade única dos nossos terroirs”, comemorou a vinícola Tabali nas redes sociais.
Aos 50 anos, o enólogo Felipe Müller é considerado um dos produtores de vinho mais influentes e importantes do país. Ao longo dos anos, viajou o mundo e trabalhou nas principais regiões produtoras, como Champagne, Borgonha, Bordeaux, Alsácia, Vale do Loire e Côtes du Rhone, na França, além de Priorat (Espanha) e Austrália. Em 2006, se juntou à Tabali.
Vinho do Chile
Segundo Atkin, o Chile enfrenta atualmente desafios consideráveis: baixos preços no mercado, excesso de oferta, o declínio do mercado chinês, as tarifas do presidente Trump e os efeitos das mudanças climáticas.
“Mas o país também está produzindo os melhores e mais diversos vinhos de sua história, aproveitando ao máximo sua posição geográfica única. A safra de 2024, assim como as de 2022, 2021 e 2018, produziu alguns brancos e tintos de classe mundial”, destaca o especialista.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.