O México recebeu quase 39 mil imigrantes deportados dos Estados Unidos desde o início do segundo mandato de Donald Trump, afirmou a presidente Claudia Sheinbaum nesta terça-feira (29). Dessas pessoas, 33 mil são mexicanas.
Em coletiva de imprensa, Sheinbaum afirmou que, embora o México tenha decidido aceitar estrangeiros deportados dos EUA por “razões humanitárias”, menos pessoas estão sendo enviadas ao país.
“Cada vez menos pessoas estão chegando de outros países, porque o governo americano tem acordos com praticamente todas as nações“, pontuou.
O México recebeu menos pessoas deportadas dos EUA desde que Trump assumiu o cargo do que no mesmo período do ano passado, quando o ex-presidente Joe Biden estava no cargo.
O país recebeu 52 mil imigrantes em fevereiro, março e abril do ano passado, segundo dados mexicanos.
A queda, apesar das promessas de Trump de uma campanha de deportação em massa, é motivada pelo menor número de imigrantes que estão cruzando a fronteira dos EUA.
Desde que Trump aumentou a repressão na fronteira, imigrantes em toda a América Latina estão desistindo de tentar nos EUA.
Este conteúdo foi originalmente publicado em México recebeu 39 mil deportados dos EUA desde início do governo Trump no site CNN Brasil.