Os Estados Unidos aprovaram nesta terça-feira (29) a venda de 400 mísseis ar-ar de meio alcance à Polônia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e vizinho da Ucrânia, pelo montante aproximado de 1,33 bilhões de dólares (R$ 7,5 bilhões).
Depois da aprovação do Departamento de Estado, é necessário o aval do Congresso dos Estados Unidos, o que é considerado uma mera formalidade.
“Esta venda proposta vai melhorar a capacidade da Polônia para abordar as ameaças atuais e futuras ao proporcionar defesa ar-ar para proteger as forças polonesas e aliadas em transição ou em combate, e vai melhorar significativamente a contribuição da Polônia aos requisitos da Otan”, afirmou a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos Estados Unidos (DSCA, na sigla em inglês) em comunicado.
A transação “vai apoiar os objetivos da política externa e da segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um aliado da Otan que é uma força para a estabilidade política e econômica na Europa”, acrescentou a DSCA.
A Polônia iniciou uma modernização de suas Forças Armadas nos últimos anos, acelerada pela invasão russa de seu vizinho ucraniano em fevereiro de 2022.
A maior parte da ajuda militar a Kiev passa pelo território deste país do leste europeu, também membro da União Europeia (UE).
wd-ph/cyb/llu/nn/rpr/am