
Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão realizado na tarde desta quarta-feira (30) em SP e administrará o trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro pelos próximos 30 anos. Obra da nova subida da Serra de Petrópolis está parada desde 2016
Reprodução/TV Globo
A nova empresa responsável pela concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro ficará encarregada de concluir as obras da nova subida da Serra de Petrópolis, que estão paradas desde 2016.
O prazo para finalização das obras é de até 6 anos a partir da assinatura do contrato de concessão.
O Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão realizado na tarde desta quarta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo. Ele é formado por duas empresas espanholas e uma brasileira, e ofereceu um desconto de 14% no valor do pedágio que será cobrado. O valor ainda não foi divulgado.
A concessão prevê R$ 8 bilhões em investimentos na duplicação da subida da Serra de Petrópolis.
Dentre as melhorias previstas no edital, publicado em janeiro, destacam-se:
114,3 km de duplicações marginais
11,7 km de ciclovias
32 pontos de ônibus
3 túneis
12 passarelas
1 área de escape
5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs)
Ponto de parada e descanso para motoristas profissionais etc
Agora, a licitação segue para análise da documentação do consórcio vencedor. A nova concessionária deve assumir a concessão até o mês de agosto.
BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, terá nova concessionária pelos próximos 30 anos
TV Integração
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Os quase 220 km do trecho entre Minas e Rio de Janeiro estavam sob responsabilidade da Concer e passarão ao Consórcio Nova Estrada Real pelos próximos 30 anos.
No antigo contrato, a Concer deveria ter realizado as obras de duplicação da rodovia, inaugurada em 1928.
As obras de duplicação chegaram a começar em 2013, mas foram paralisadas em 2016, depois de uma disputa entre a concessionária e o governo federal e uma intervenção do Tribunal de Contas da União, que encontrou um sobrepreço de R$ 204 milhões, entre outros problemas.
A rodovia é considerada a mais antiga do Brasil. O trecho licitado tem mais de 210 quilômetros de extensão, por onde circulam mais de 12 mil veículos por dia.
Obra da nova subida da Serra de Petrópolis está parada desde 2016
Reprodução/TV Globo